sábado, 5 de fevereiro de 2011

Para que ter um blog sobre vinhos?

Uma pessoa pode criar um blog sobre vinhos por vários motivos. Alguns, conhedores respeitáveis no mundo do vinho, para passar suas experiências sobre este maravilhoso tema. Destes, adorava o Saul Galvão e gosto muito do Roberto Gerosa. Outros, para dividir suas experiências enofílicas com a comunidade, divulgar eventos, promoções etc. Há ainda aqueles que utilizam do blog para divulgar marcas, lojas, importadoras ou tendências, de acordo com seu gosto pessoal. Bem, há também aqueles que querem se exibir, e não são poucos... E estes são os que menos entendem e experimentaram. 
Eu, tenho uma proposta mais simples, que é a de listar os vinhos que tomei, de forma a manter um registro e não esquecê-los. Também quero dividir com amigos e comunidade em geral, minhas experiências enofílicas. Não sou sommelier! Sou um apreciador de vinhos que gosta da bebida, boa comida e bons amigos (não necessariamente nesta ordem!). São 20 anos de bons vinhos (e outros nem tanto...). E o que aprendi? Que devemos ler e experimentar muito, para aprender um pouco. Não quero complicar nada! Tento utilizar uma linguagem simples e dispensar comentários que de nada servem. Se acho o vinho bom, comento. Não tenho preferênias -  tirando Barolos e Brunellos, que adoro - eu gosto mesmo é de vinho bão!
Bem, seja qual for a proposta, quando criamos um blog temos que entender que os leitores são muito bem-vindos e merecedores de respostas educadas aos seus comentários e/ou observações. Infelizmente, alguns blogueiros não respondem ou respondem de forma lacônica e até mesmo mal-educada, preponente e exibicionista aos comentários de seus visitantes. Esses não merecem ser visitados!

8 comentários:

  1. Caro Flávio,

    Gostei muito do seu post. Ele reflete grande parte do meu modo de ver o vinho. Também aprecio vinhos a quase 20 anos, degusto e leio bastante, sempre em busca (interminável, diga-se de passagem)de aprender (e me surpreender)com o mundo do vinho.
    Gostaria de acrescentar ao que você já disse, que é lamentável ver alguns blogueiros que, até bebem bastante, mas lêem pouco (ou nada) e escrevem bobagens e fazem traduções grosseiras (via google) e nem se dão o trabalho de revisar.
    Resultado: erros de nomenclatura, conversão de medidas, falta de coesão no texto...
    E quem paga a conta, somos nós que procuramos fazer algo com a justa medida de seriedade!

    Me perdõe o tamanho do comentário...

    Um abraço,

    Luiz Cola
    www.vinhosemaisvinhos.blogspot.com

    *coincidentemente usamos o mesmo "fundo" do Blogger (você tem muito bom gosto... :)))

    ResponderExcluir
  2. Caro Luiz!
    É um prazer tê-lo comentando em meu blog! Seja sempre bem-vindo! E não se preocupe com o tamanho do comentário. Que bom que divide comigo estes pensamentos. Você lembrou bem o problema das traduções mal-feitas, informações distorcidas, etc. Acrescento ainda os famosos "copy-paste" sem citação da fonte. Alguns textos são copiados na cara-dura e postados como sendo do blogueiro.
    Mudando de assunto, acrescentei seu blog na minha lista de links interessantes. E estou lendo com gosto os artigos do seu blog. Logo farei alguns comentários!
    É verdade! Temos o mesmo fundo do Blogger! Bom gosto duplo! Eu gostei do fundo, pois remete às cores do vinho.
    Um grande abraço,
    Flavio

    ResponderExcluir
  3. Recomendação retribuída!

    Abs,

    Luiz Cola

    ResponderExcluir
  4. Grande Flavio,
    Ótimo post. Fico feliz em saber que sua intenção continuar dividindo sua vasta experiência conosco. Fique tranquilo que eu não pretendo copiar seus texto. Mas não posso dizer isso em relação aos vinhos. Sempre passo por aqui atrás de uma boa cola, de um vinho bão.
    Forte abraço,
    Luciano

    ResponderExcluir
  5. Grande Luciano!
    Que bom que está passando pelo blog de vez em quando. Fico feliz. E ficarei mais ainda o dia que passar em São Carlos para tomarmos umas garrafas juntos.
    Abração,
    Flavio

    ResponderExcluir
  6. Olá Flávo, tudo bem? É um prazer conhecê-lo gostei muito do seu post e, como blogueira e leitora do enoblogs, devo concordar com você na classificação de blogs que faz.
    O meu blog tem o propósito de levar mais conhecimento sobre a bebida para os apreciadores. Dê uma olhada no meu post da semana passada, que fala justamente que o consumidor deve valorizar o seu paladar e gosto pessoal: www.sommeliere.com.br.

    Um abraço e bons vinhos!

    Cristina.
    www.sommeliere.com.br
    @SommeliereS

    ResponderExcluir
  7. Oi Cristina!
    Tudo bem, e você? O prazer é todo meu. Fico muito feliz com sua visita. Visitei seu blog e gostei muito! Aliás, tomei a liberdade de inclui-lo na minha lista de links interessantes. O seu post "O bom vinho é o que você gosta" está excelente! Te confesso que não sou muito fã do Mr. Parker e suas bombas de álcool, madeira e geléia... Não sei quão benéfica é sua influência, principalmente naqueles que estão entrando no mundo do vinho. Eu gosto mais de Hugh Johnson e Jancis Robinson. Tenho ficado contente com as novas tendências orgânicas e biodinâmicas, que tentam resgatar a autenticidade do vinho.
    Seja sempre bem-vinda!
    Abraços,
    Flávio

    ResponderExcluir