sábado, 29 de outubro de 2011

E no aniversário do Carlão, vinhobão!

Nesta última sexta-feira o amigo Carlos André completou primaveras, e ofereceu uma recepção com vinhos aos seus amigos. Para divertir, alguns deles em decanter, "escondidos". Tive que acertar na bucha o Notas de Guarda Cabernet Sauvignon, que já comentei aqui e já disse não ser muito fã. Mas esse 2003 estava bem diferente do 2002 que apreciei anteriormente. Está ainda bem vivão pela idade, mas a madeira está mais bem integrada. Mas com a potencia de sempre. 
Um outro vinho em decanter, não difícil de acertar a procedência, era um Santa Rita Medalla Real 2007. Vinho potente, com madeira presente, mas com boas notas de cassis e chocolate amargo. Bom vinho! Do lado dele, outro encoberto, muito gostoso e com notas de figo, cassis e chocolate. Muito equilibrado e que ficava um degrau acima dos outros. Também estava na cara que era um chileno, e era um Tarapacá Reserva Privada 2005. Muito bom vinho! Elegante, macio e com ótimo final. Para mim, um dos melhores da turma. Mas ainda estava por vir um que me chamou mais a atenção. De cara mostrava que não era sulamericano, e que não era um vinho dos mais comuns. Depois de discutir um pouco com o Akira chutamos ser o Chateau Kefraya e matamos! Era o danado, do ano de 2002. Eu já comentei aqui no blog sobre o 2007 (clique aqui). Este 2002 também estava uma beleza, e mostrava a capacidade de envelhecimento deste belo vinho libanês. É um  corte de Cabernet Sauvignon (majoritária), Grenache, Cinsault, Carignan e Mourvèdre. Vinho muito rico, com notas de cassis, groselha, melaço, mescladas a notas especiadas, de cravo e canela, além de couro e tabaco. Em boca, repetia o nariz, tinha boa acidez e taninos bastante finos. Para mim foi o melhor da noite.
Mas ainda tinha um belo chileno, o Undurraga Founder's Collection 2005, um Cabernet Sauvignon 100% elaborado com uvas de vinhedos selecionados. Vinho aromático, com boa fruta, notas mentoladas e de tabaco. Em boca, muito equilibrado e macio. Muito gostoso!
Bem, e teve ainda um Max Reserva Cabernet Sauvignon 2005, que já havia evaporado quando cheguei, mas que em se tratando de um Errazuriz, devia estar bom.
É isso ai! Parabéns Carlão!!!

4 comentários:

  1. Flavio,

    Para o meu gosto, o Ch.Kefraya dá uma surra de arame farpado nos outros tomados nesse dia. Não tomei o 2002, mas lembro bem das garrafas de 2001 que já tomei e que já saudosamente me resta uma. Vinho libanês para mim é maravilha pura, tente conseguir uma garrafa de ch.Musar 99, deixe umas 05 horas em decanter e irá confirmar o que estou dizendo.

    Você já tomou o ch.Ksara? Aqui em Brasília tem o 2007 mas ainda não provei.

    Abraço,

    Eugênio

    ResponderExcluir
  2. Olá Eugênio,
    Para o meu gosto também. O Kefraya foi majestoso sobre todos os outros. Eu estou namorando uma garrafa de 2001 que está lá guardadinha na Adega Spazio...
    Quanto ao Musar 99, deve ser meio dificil de conseguir deste ano, mas vou tentar. Assim como Ksara, que também ouvi dizer ser muito bom.
    Abração,
    Flavio

    ResponderExcluir
  3. Flavio o Musar 99 talvez você ache na Mistral pois eles só são lançados 08 anos após a colheita, logo o 99 foi lançado em 2007 e como vinho libanês não vende muito procure em algum revendedor da Mistral que talvez você ache.

    Quanto tá o Kefraya 01 na Adega Spazio?

    ResponderExcluir
  4. Valeu Eugênio! Vou dar uma procurada na Mistral. Vi que em catálogo eles têm o 2001 (que deve estar bom também...). Mas talvez eles (ou algum revendedor) tenham o 99 em estoque. Acho que o Kefraya 2001 está 140,00 na Adega Spazio.
    Abraços,
    Flavio

    ResponderExcluir