sábado, 25 de fevereiro de 2012

Barolo Seghesio La Villa 2004: Justificando o nome de meu blog!

Perdão confrades! Tive que abater este sozinho... Bem, a minha digníssima apreciou uma tacinha também. O vinho foi esta maravilha de Barolo Seghesio Vigneto La Villa 2004. Bem, todos sabem que sou Barolista e Brunelleiro assumido. Portanto, apreciar um Barolo de ótima procedência é para mim um motivo de muita alegria. Os irmãos Aldo e Ricardo Seghesio produziram este vinho a partir de uvas do Cru La Villa, em Monforte D'Alba. Infelizmente, Aldo deixou esta esfera em 2010, e agora, Ricardo e seus filhos são os responsáveis pelos menos de 10 hectares de vinhas, dos quais apenas 4 são dedicados à Nebbiolo. Este Barolo La Villa 2004, em particular, foi número 14 da Wine Spectator em 2008, com 95 pontos e elogios rasgados (merecidos, diga-se de passagem). Sua vinificação foi feita em tanques de inox e a maturação em barricas de carvalho francesas por 24 meses, com adicionais 12 meses de descanso em garrafa antes da comercialização. Este 2004 é um vinho muscular, denso, concentrado, com aromas riquíssimos que, como um bom Barolo, foram se sucedendo durante a apreciação. Eram camadas e mais camadas. O vinho tinha aromas de cerejas pretas, ameixa, rosas, alcaçuz, café, terrosas, de tabaco e couro. Quem conhece Barolo, e tem paciência para esperar sua evolução na taça, sabe do que estou falando. E em boca, amplo, com taninos presentes mas bem domados, e final longuíssimo! Que vinho! Perfeito para pratos densos, como o belo Risoto ao vinho tinto com linguiça que o acompanhou. Bem, como eu mencionei no título da postagem, é vinho que justifica muito bem o nome de meu blog: "Vinhobão!". A propósito, é importado pela Vinci. Só que este 2004... Não tem mais não. E a outra garrafinha que tenho na adega ficará lá por uns bons anos para que eu apreciá-lo mais senhorío.
Nota (repetiviva): Barolo tem que respirar! Não se preocupe, ele não se perde como vinhozinhos fraquinhos por aí. Pelo contrário, ele ganha muito com aeração. Tomá-lo logo após o descorche pode causar decepção aos desavisados... É vinho para pessoas pacientes.

6 comentários:

  1. Tá bem, hein, Flávio!
    Tomando Barolo de bobeira, pra passar o tempo... assim vc mata a gente de inveja!
    Abç.

    ResponderExcluir
  2. Desta vez você não deixou nenhum gole para mim,porque será?
    Abs, JP

    ResponderExcluir
  3. kkkkk... Evaporou! Não sei o que ocorreu!!! Mas tem outra botella aqui...rs.
    abraços,
    Flavio

    ResponderExcluir
  4. Pois é Vitor, tive que abater o danado... Rapaz, e tava bom mesmo, rsrs.
    Abração!
    Flavio

    ResponderExcluir
  5. Flavio,
    Barolo, além de um vinhaço, é bonito.
    Garrafa imponente.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  6. Realmente Alexandre! A garrafa escura, com letras em dourado, fica bem charmosa! E o conteúdo então... Imponente! Barolo realmente é particular... Abração, Flavio

    ResponderExcluir