segunda-feira, 15 de outubro de 2012

CADUS Malbec Blend of Vineyards 2008, HERDADE do PESO Colheita 2010 e ADEGA do BORBA Reserva 2008: 3 bons vinhos para uma sexta-feira a tarde!

Em uma sexta-feira de duas semana atrás o Caião me ligou dizendo que estava na Mercearia 3M tomando um vinhão. Fui lá para conferir e quando vi, era uma reunião extraordinária da confraria, com a presença do Caião, Tom, JP e Rodrigo. Já estavam bebendo um Cadus Blend of Vineyards 2008, da Nieto Senetiner. O vinho é um Malbecão feito com videiras de 3 vinhedos diferentes, cultivados em diferentes altitudes, como mostrado no rótulo. O produtor cita que as uvas de Vistalba lhe aportam estrutura, cor, bons taninos e teor alcoólico, o que lhe favorece a guarda. As de Agrelo, aromas de fruta madura e o de Vistaflores, acidez mais elevada e notas especiadas. O vinho matura por 12 meses em barricas francesas de tostado médio. É bastante aromático, com notas de figo, ameixa, cereja preta e alcaçuz. Em boca é amplo e muito sedoso. Não exagera na doçura e pede outra taça. Um ótimo Malbec! Foi o melhor vinho da tarde.
Depois dele, passamos para um alentejano, o Herdade do Peso Colheita 2010. O vinho, da gigante Sogrape, é feito com Aragonez (70%) e Alfrocheiro (30%). Eu gosto de ambas! A Alfrocheiro dá uma estrutura ótima para o vinho. Lembro de ter bebido um 100% Alfrocheiro 2000 da mesma Herdade do Peso, que estava ótimo. Quanto a este colheita 2010, os aromas são de amoras maduras em meio a toques balsâmicos, baunilha, café e alcaçuz. Em boca era muito redondo, amplo e sedoso. Pode até parecer um pouco doce, mas com o tempo em taça tudo fica mais integrado e o vinho se mostra muito elegante. Eu gostei bastante dele e acho que daqui a uns 2 anos estará melhor ainda. 
O terceiro e último vinho foi outro alentejano, o Adega do Borba Reserva 2008. É o famoso com rótulo de cortiça, feito com Aragonez, Trincadeira, Castelão e Alicante Bouschet. Segundo o site da vinícola, o vinho matura por 12 meses em barricas de carvalho de terceiro e quarto uso e também em tonéis de madeira exótica (?). Ao nariz mostra notas de framboesas, baunilha e especiarias. Em boca, mostra boa acidez e taninos sedosos. A turma achou um pouco "ralinho", mas penso que foi em decorrência de o termos apreciado após o Herdade do Peso, que tem mais peso...rs. O Borba é mais gastronômico e pede comida (portuguesa, claro). 
Ótima happy hour, pessoal! Padrão, Confraria do Ciao, lógico!

2 comentários:

  1. Flávio,
    Vou concordar com seus amigos. Provei este Borba no fim do ano passado e também o achei "aguadinho", rs.
    Legal saber que esse Cadus Blend é um bom vinho. Os single vineyards tão custando quase o dobro em Puerto Iguazu. Como vc, arrisquei e trouxe um Blend. Essa conversa de single vineyard virou moda entre os argentinos, que estão aproveitando pra socar a mão no nosso bolso.
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitor,
      Então não era mesmo porque ele foi bebido depois do Herdade. Uma pena, pois tempos atrás costumava bebe-lo e gostava. O Cadus Blend é legal. Você vai gostar. Não é daqueles enjoativos. Realmente parece moda o negócio do "Single Vineyards"... Vira e mexe surge o termo. E agora inovaram: Blend de Single Vineyards...rs. Bem, a Catena faz isso também, né? E como você disse, enfiam a mão sem dó em nossos bolsos a cada termo novo usado..rsrs.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir