terça-feira, 9 de outubro de 2012

CASA MARIN SAUVIGNON CIPRESES VINEYARD 2009 e LOUREIRO MUROS ANTIGOS 2010: Dois ótimos brancos para uma tarde quente!

Nesse último domingo quente, quase que febril, preparei uns petiscos para receber meu amigo Marcelinho Vascaíno para uma happy hour. O cara voltava de uma viagem de 3 meses em paises horrendos da europa. Um sofrimento só, coitado... Bem, e ele também me trazia uma pequena encomenda na mala, bem pesadinha, cuja foto coloco no final da postagem.
E para celebrar sua vinda e driblar o calor, um Casa Marin Sauvignon Blanc Cipreses Vineyard 2009. Este vinho é um colecionador de elogios, sendo considerado por muitos um dos melhores Sauvignon Blanc do Chile. E olha, é sim! O vinho é bem aromático, mas sem exagero. Mescla muito bem a fruta e o mineral. Notas de pera, pêssego, grama cortada, lima e giz. E com o tempo, mostrava toques florais bem legais. Em boca, muita presença, mineralidade e frescor. Tudo correto! Uma beleza de vinho. Para mim, é mesmo um dos melhores Sauvignon do Chile. A propósito, ele dividiu com o LabeRinto 2007, de Ribera del Lago, o título de melhor branco do Chile no Descorchados. Apreciei os dois, e a parada é dura. Mas confesso que o Marin fez mais a minha cabeça pela grande harmonia.
E logo em seguida, abri um Loureiro Muros Antigos 2010, vinho verde feito pelo craque Anselmo Mendes. O vinho não tem a mesma pujança do anterior, mas também é muito bom. Lembrando que custa menos da metade do primeiro. É um vinho feito com a uva Loureiro, com amadurecimento em inox e que traz aromas gostosos de nectarina, maçã e leve favo de mel. Em boca é redondo, correto e com bom frescor. Um vinho muito bom para bebericar e que dificilmente não vai agradar. 

Ah, e para quem estava curioso para saber o que o amigo Marceleto trouxe, veja a foto abaixo. Só amigo mesmo para ficar puxando uma mala com tanto peso, em todos os sentidos.
Só um amigão para trazer uma mala com esta turma de peso! Da esquerda prá direita: Vega Sicilia Reserva Especial (blend dos Únicos 1991, 1994 e 1999); Silex 2004 de Didier Dagueneau (um dos 1001 vinhos para se beber antes de morrer...rs); Trasnocho 2006; Pago de Carraovejas Reserva 2007; Abadia Retuerta Pago Negralada 2009 (um bebê...rs); San Vicente 2008 e Qué Bonito Cacareaba 2009, o grande branco de Benjamin Romeo.

9 comentários:

  1. O amigo "derruba" dois ótimos brancos e o quê o espera?
    Sete maravilhas do Velho Mundo.
    A vida é boa...
    Abraço, Flavio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você viu, meu amigo? Dois ótimos brancos e sete maravilhas do velho mundo! Definição perfeita! Olha, o Cipreses é altamente recomendado. Certeza de agradar.
      Realmente a vida é boa demais!!!
      Grande abraço,
      Flavio

      Excluir
  2. Apesar do sobrenome do sue amigo não ser dos mais admiráveis "vascaíno" ele cumpriu uma bela missão tranzendo esses super vinnhos. Silex 04 é fantástico, Vega não precisa comentar, Abadia P.Negralda é pura falta de humildade e Que bonito Cacareaba (antigo Contador de Galocanta) é só emoção.Qual a safra do San Vicente? O Transnocho eu não conheço.

    O cara merecia ser recebido com esse Cipreses Casa Marin, sem dúvida o melhor s.blanc do Chile.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk... O cara é torcedor doente! Chora quando o Vascão perde... Só não chorou para trazer as garrafonas...rsrs. Ele mereceu mesmo o Cipreses, que concordo com você quanto a ser o melhor S. Blanc do Chile.
      Realmente, foram ótimos vinhos que o danado me trouxe. Não sei se você se lembra, mas o Cacareaba foi dica sua (e o Silex, um grande reforço!!! rs).
      O San Vicente é um meninão, de 2008. Mas não sei se o guardarei muito...rs.
      O Trasnocho eu bebi no último Encontro Mistral, quando o produtor me contou como é feito. Segundo ele, as uvas são prensadas com uma técnica inovadora, que eles criaram, inflando uma bolsa de PVC com água no recipiente onde estão. Dizem que assim o processo é mais suave, evita oxidação e o aparecimento de aromas herbáceos (e outros) no vinho, derivados da prensagem tradicional. É um vinho elegantíssimo.
      Grande abraço!
      Flavio

      Excluir
  3. Olá Flavio! Tudo bem? Minha tia mora na espanha e esta vindo para o brasil ano que vem e vou encomendar alguns vinhos espanhois pra ela. Queria saber se você ja experimentou os vinhos da bodega Mauro e se sim o que achou? Já tenho uma lista mas estou na duvida entre dois dos grandes o Pago de carraovejas el anejon 2010 e o mauro Vendimia seleccionada que tem as safras 96, 97, 99 e 2011 estou pensando o de 99 o que acha? E aquele Pago Negralada que você postou deve ser uma maravilha hein? E entre o Trasnocho e o remirez de ganuza reserva qual achas melhor? Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caríssimo! Tudo em paz, e você?
      Eu adoro os vinhos das Bodegas Mauro. O San Roman é uma beleza, e uma vez experimentei em uma degustação o Vendimia Seleccionada, que é excelente! Tenho um Terreus na adega que guardo com todo carinho... São vinhos belíssimos! Acho que o de 99 é uma boa escolha. Mas a safra de 96 foi um pouco melhor... Considerando que o vinho é longevo, acho que não seria um risco. Dois mil e onze também foi boa, mas aí, você teria que ter paciência, pois estaría muito novo. O Pago Negralada é soberbo. Não imagino o que seja o Carraovejas El Anejon, pois o Crianza já é uma delícia! Deve ser algo estupendo. Entre o Trasnocho e o Remirez de Ganuza Reserva... Hummm, escolha difícil...rs. Considerando a qualidade de ambos, e os preços, eu ficaria com o Remirez Reserva. Ambos são estilo mais moderno. Mas você não vai pedir um Aalto PS? Logo vou escrever sobre um 2009 que bebemos há uma semana... Uau! Que vinhaço!
      Bem, você viu que gosto de todos que você listou, né? rsrs. Estará feliz com qualquer um deles.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
    2. Tudo certo. Pois é a escolha é dificil rs esse Terreus deve ser uma loucura. O pago de carraovejas el anejon esta acima do reserva foi lançado faz pouco tempo mas acho que a primeira safra foi a de 2009 e teve em 2010, 2011 e a 2012 ainda não saiu. O alto PS tenho um 2005 guardado na adega mas ainda vou tentar esperar uns 2 anos para beber pois já bebi um 2004 e achei que estava muito novo apesar de estar uma maravilha mas tambem vou botar na lista uns pesquera e condado de haza que lá o preço é muito bom e se quiser da uma olhada no site vinissimus vou comprar pelo site, tem muita variedade de vinhos e preços muito bons, valeu flavio abraço

      Excluir
    3. Imagino que esse Aalto PS 2005 que você tem na adega deva estar uma beleza... Os que bebi recentemente eram novinhos (2009), mas já belíssimos. Eu estou achando que sua tia vai pagar um belo excesso de peso na bagagem, hein?...rs.
      Abraço,
      Flavio

      Excluir
    4. Deve sim quero abrir na hora certa, hehehehe vai mesmo porque vai vir pesada hahaha abraço flavio

      Excluir