segunda-feira, 15 de abril de 2013

Meandro 2009: Qualidade a toda prova!

Se alguém quer beber um ótimo duriense, a um preço condizente, não hesite: Meandro! Esse vinho já foi até mais barato (como todos, claro), mas mesmo atualmente, tem um preço que justifica plenamente o investimento. O segundo vinho da Quinta do Vale Meão é muito bem feito e difícilmente não agradará um paladar de bom gosto. Já apreciei de várias safras, antes de ter o blog, e sempre fiquei contente. O 2008 já apareceu algumas vezes aqui no Vinhobão (clique aqui e aqui). Bem, nesse almoço de domingo mandei ver em um Meandro 2009. O vinho é feito com Touriga Nacional (35%), Touriga Franca (30%), Tinta Roriz (25%) e pitadas de Tinta Barroca e Sousão (5% de cada). As uvas são maceradas por pisa-a-pé durante 4 horas em lagares de granito e fermentadas separadamente em tanques de inox. A maturação é feita em barricas de segundo e terceiro uso de carvalho francês Allier. O danado esbanja frutas silvestres, cerejas e com algum tempo em taça, alcaçuz, chocolate e grafite. A acidez é perfeita, deixando o vinho fresco e vibrante. Os taninos são sedosos e o final longo. Um ótimo vinho! Esse nunca pode faltar na adega. Sempre que comento sobre ele lanço o desafio: Tente achar um chileno ou argentino na mesma faixa e que ofereça tanta elegância e complexidade. E depois me fale se conseguiu.
A propósito, o vinho é importado pela Mistral.

6 comentários:

  1. Flávio, taí um vinho que faz tempão que não provo. Acho que a última safra que tomei foi a 2005, antes do blog. Bem, mas com sua veemente recomendação, terei de comprar novamente. Uma pena que o representante da Mistral em Londrina quebrou, mas devo encontrá-lo em Curitiba.
    Recebeu meu e-mail com as dicas?
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Vitor,
      Tempos atrás (mesmo, pois era um bota-fora da Mistral...rs) eu peguei um Meandro mais evoluído e rapaz, que beleza! O danado envelhece muito bem. Para você que tem uma paciência de Jó (rs), vale a pena guardar umas garrafas desses mais novos para apreciar daqui a uns anos. Eu já não consigo resistir muito, infelizmente.
      Ah, recebi sim as dicas! Obrigado! Já fiz uma lista para os estudantes...rs. Se não vier certinho, o negócio vai pegar...kkkk.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
  2. Flavinho, já falei com você hoje te parabenizando pelo seu aniversário, mas não pude deixar de comparecer ao vinho bão para também deixar minha mensagem de parabéns e felicidades... Que Deus te de muita saúde para levarmos o nosso lema de que "a vida é muito curta para ficar bebendo vinho ruim" por muitos e muitos anos. Abraço Caio, Cuca e Henrique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Caião (e familia!),
      Muito obrigado pelos gentis votos, que retribuo do fundo do coração. E que tenhamos muita saúde para continuar levando nosso lema a sério por muitos e muitos anos.
      Um grande abraço,
      Flavio

      Excluir
  3. Flávio, realmente é um vinho muito bom. Mas o mais impressionante é como um vinho de 10 euros se transforma em um de 120 reais.
    Abraços,
    Márcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, Márcio! É aquela velha multiplicação por 10 (ou mais, no caso...). É para impressionar, e ficar triste, sem dúvida. No entanto, eu acho que também em Portugal ele tem um bom custo benefício. Se compararmos, por exemplo, com o preço de um Crasto normal lá, que custa 9 Euros (e aqui perto de 50), ou com um Crasto Superior, que lá custa uns 14 (e aqui uns 70), eu ainda fico com o Meandro. Mas como podemos ver, o ágio sobre os Crastos não é tão grande como sobre o Meandro. Ou lá, eles não tem um bom custo benefício. Bem, de qualquer forma, pagamos muito caro por qualquer um deles aqui, infelizmente.
      Obrigado pelo comentário e seja sempre bem-vindo!
      Abraços,
      Flavio

      Excluir