segunda-feira, 8 de abril de 2013

Pio Cesare Barbaresco Il Bricco 2007: Uau!!! Vinhobão!

A vinícola Pio Cesare, localizada no centro de Alba, foi fundada em 1881 e tem produzido grandes vinhos por cinco gerações. Ou seja, aqui não tem aventura, é tradição e qualidade na veia. E a qualidade de seus vinhos já é notada desde seus vinhos mais simples (que de simples, não têm nada...rs). Mas o auge é atingido pelo seu Barolo Ornato e pelo Barbaresco Il Bricco. Aí, o negócio pega! E o Caião nos ofertou uma garrafa de um grandioso Barbaresco Pio Cesare Il Bricco 2007. Sei, tá novo, né? E daí? Fico é rolando no chão de felicidade! Que bom que o Caião abriu logo esse danado!!! E olha, o vinho não é brincadeira. Cachorro grande! As uvas, colhidas bem maduras, vêm do vinhedo Il Bricco, da comuna de Treiso. Só é produzido nas melhores safras (como essa de 2007). Setenta por cento dele passa 30 meses em barricas bordalesas novas, e os restantes 30% em botti (2.000 litros) de carvalho. As garrafas permanecem em adega por meses antes de sairem ao mercado. Ao nariz é uma explosão de frutas: cerejas, framboesas, groselha e ameixa em meio a notas florais, defumadas, cravo, baunilha e alcaçuz. Em boca, intensidade a toda prova. Uma explosão! Mostrava uma acidez vibrante, sensacional.  Os taninos estava presentes, claro, mas eram de uma sedosidade impressionante.
O final era interminável. Eu fiquei babando e não me cansava de elogiar o vinho. E ficava imaginando como estaria depois de alguns anos. Uau! Mas aquela garrafa, já foi! E eu fico é feliz, pois tive a oportunidade de apreciar um vinhaço, de primeiríssima! E quem sabe daqui a alguns anos eu tenha o prazer de ser agraciado com outra dessas, de preferência, por oferta de um grande amigo. Essa, o amigo Caião já fez a vez! Gracias, Caião! Vinho grandioso! 

2 comentários:

  1. Flavio,
    A cor de um vinho diz muito sobre ele, cada vez mais me convenço disso.
    Essa aí está maravilhosa.
    Produtor de estirpe.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Alexandre! Uma cor muito bonita, clean, sedutora, para um vinho igualmente sedutor, que pede sempre mais uma taça. O produtor é muito bom, mesmo.
      Grande abraço!
      Flavio

      Excluir