sexta-feira, 5 de abril de 2013

Quinta do Corujão Garrafeira 2005: Delicioso!

Uma coisa que prometi fazer mais esse ano é apreciar mais vinhos do Dão. São vinhos que me agradam muito. Esse Quinta do Corujão Garrafeira 2005, do produtor Antonio Batista, por exemplo, alegrou minha noite. É feito com Touriga Nacional, Alfrocheiro, Jaen e Tinta Amarela. Pelo que vi, passa apenas 6 meses em barricas de carvalho francês. Ao nariz, mostra notas de frutos silvestres, sous bois, alcaçuz e couro. Em boca, repete o nariz, mostra ótima acidez e taninos finíssimos. O vinho já está devidamente amaciado pelo tempo, mas ainda está vivo e pode ser guardado. Mas eu não resistiria se tivesse outra garrafa dessas. É um vinho com gosto de vinho, tudo no lugar certo, sem exageros. Vai ganhando complexidade com o tempo. Pode ser bebido sozinho, mas fica melhor ainda com comida, como um bom Dão. Uma das melhores compras que fiz nessa última promoção da Vinci. Uma pechincha! Ainda bem que peguei outros vinhos da vinícola para me deliciar. Aliás, parece que a pequena vinícola, com pouco mais de 10 hectares de vinhedos, foi arrendada por 10 anos pelos enólogos Jorge Serôdio Borges, Francisco Olazabal (o filho) e Jorge Moreira. No entanto, acredito que esse Garrafeira 2005 ainda foi feito sob a batuta do enólogo Pedro Nuno Pereira (também enólogo da Casa de Darei). Bem, todos do primeiro escalão!
Alerta: Se você gosta de bombas, acha que vinho tem que manchar os dentes e descer rasgando, não é o seu vinho!

Ps. Dei aquela rasgadinha básica no rótulo, mas deu prá remendar...rs

4 comentários:

  1. Grande e animadora notícia, Flávio!
    O meu já deve ter chegado. Tô no fazendo a mudança hj e ainda não pude passar no trabalho pra conferir.
    Vou dar um tempo pra não ficar repetitivo e provarei daqui a algumas semanas.
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitor,
      Espero que você goste! É um vinho rico, com aquela acidez do Dão que pede comida. E vai crescendo na taça. Depois de uma ou duas horas ele estava bem diferente de quando abri (e fiz a postagem). Vale a pena apreciar em todas as fases. Uma ótima compra, mesmo! Um confrade acha que aguenta ainda mais tempo em adega. Depois quero ver suas impressões.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
  2. Blz Flávio

    Bem a respeito de Dão sou estagiário rsrs.
    Fui verificar na minha lista e lembrei de ter tomado uma mais mais Dão Tinto 2005 do produtoro Messias. Vou procurar observar na próxima degustada estas suas referências.

    Abs
    Orlando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Orlando,
      O Dão merece mais nossa atenção! Tanto no que se refere aos tintos, quanto aos brancos. Particularmente, acho os vinhos da região muito bons e, por não serem tão badalados quanto Douro e Alentejo, têm preços melhores.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir