sexta-feira, 19 de julho de 2013

Apaltagua Signature 2010, Pétalos de Bierzo 2008 e Val de Flores 2006: Boa noite na confraria!

Na reunião da confraria de ontem, quinta-feira, matamos bons vinhos.
Eu levei um Apaltagua Signature 2010. Havia lido no blog de meu amigo Luiz Cola uma postagem sobre um painel de Cabernet Sauvignon do Maipo, feito pela revista inglesa Decanter, no qual esse vinho tinha figurado com o outstanding, ou seja, grande destaque, com 18.5 pontos em 20 (95+ pontos na escala até 100) entre 66 vinhos avaliados. Só para alimentar a discussão, Almaviva 2009, Don Melchor 2008 e outros famosos, ficaram bem atrás. Bem, mas deixando as polêmicas, a Viña Apaltagua iniciou suas atividades em 1995 e pratica a agricultura sustentável. O Signature é um vinho top de gama, feito com 100% Cabernet Sauvignon, e que tem como enólogo consultor o grande Alvaro Espinosa (o rei dos vinhos biodinâmicos no Chile). Depois da fermentação maloláctica o vinho matura por 12 meses em barricas de carvalho, sendo transferido para tanques de inox por 5 meses antes do engarrafamento. É um vinho que, embora tenha o pedigree chileno, não tem aquele exagero de pimentão tão comum nos Cabernets chilenos. A fruta reina, com notas de cereza, amora e cassis, em meio a toques de baunilha e chocolate. Em boca é muito equilibrado, sem excessos, com acidez correta e taninos macios. Foi muito bem com a comida. Todos gostamos muito dele. Mas importante: Decantei por 1h30 min e ainda ficou aberto bom tempo no Ciao Bello até que o pessoal chegasse. Ou seja, precisa respirar. E deve ganhar com um tempinho de adega. Se ele tem cacife para bater Almaviva, Casa Real, Carmen Gold Reserve, dentre outros, já não sei. Mas que é bom, é... E pelo preço que paguei, uma beleza! Mesmo no preço cheio, vale. Nota: O vinho foi gentilmente comprado lá no Sul por meu amigo Vitor, do Louco por Vinhos, que fez uma via sacra para comprá-lo e enviar para São Carlos. Valeu Vitor!
O segundo vinho foi levado por nosso confrade Paolão. Foi um Pétalos de Bierzo 2008. O vinho, biodinâmico, é feito com a uva Mencía (Jaen, em Portugal), pelo genial Álvaro Palácios. É um vinho sempre elogiado pela crítica. Esse 2008 apresentava notas florais, minerais, de amoras e azeitonas pretas (lembrava aquelas chilenonas de cor meio roxa, sei lá...rs). Em boca era mineral e tinha uma excelente acidez. Deixava um final de boca levemente herbáceo. Um vinho gastronômico por natureza. Muito bom! Para quem quer fugir do eixo Ribera del Duero e Rioja. 
E eis que chega nosso amigo Cássio, visita ilustre na confraria, trazendo um belo Val de Flores 2006. Esse é replay aqui no blog (clique aqui), mas replay muito bem-vindo...rs. Ainda mais, por que faz um ano que bebemos o último exemplar e nesse um ano que se passou, ele já abriu mais um pouco. É um Malbec com notas de figo, amora e ameixa, em meio a chocolate e leve alcaçuz. Em boca é amplo, untuoso, mas sem perder a elegância. A acidez compensa o dulçor da Malbec, que não se faz sentir de forma tão pujante como na grande maioria dos vinhos feitos com esta casta. Um grande vinho, de uma grande safra. Com 9 anos, parece um jovenzinho. Quem tiver um desses na adega, pode ficar tranquilo, pois aguenta ainda muito. Valeu, Cássio!
Bem, e o Caião disse que eu não poderia de mencionar o troféu Rabo Amarelo da noite, levado por nosso amigo Tom. O Tonzinho levou um Graffigna G Centenário Cabernet Sauvignon 2010 que deixou a desejar. Como o pessoal disse "até tinha um narizinho", mas em boca, era ralo. E não é porque tomamos vinhos mais potentes antes, é porque era bem leve mesmo. Faltou pegada.
Isso aí, pessoal! Para quem estava reclamando que eu estava demorando com as postagens, essa foi rápida, hein?

4 comentários:

  1. Grande Flavio!
    Legal ter uma opinição confiável sobre esse Signature da Apaltagua.
    Já provei um tinto da linha inferior deles e não houve destaque.
    O negócio é que, onde o vi - o Signature -, o preço estava um pouco acima dos R$ 100.
    Melhor esperar chegar no preço pago pelo Vitor.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Alexandre,
      Rapaz, como conseguiu comentar? Estou tendo problemas com o blogger e só consigo faze-lo quando o menu lateral está visivel, o que é raro (tem que ficar fazendo reload da página todo o tempo). Mas que bom que comentou.
      O Signature é muito bom. Muito diferente da linha inferior, que também não gostei (achei meio alcoólico, madeira saliente, etc). O Signature é outra coisa. Mas precisa respirar. Quanto ao preço, comparando com outros vinhos, está na faixa. Mas o preço que o Vitor achou é sensacional! Ficou até mais gostoso o vinho!!! rsrs.
      Grande abraço,
      Flavio

      Excluir
  2. Flávio,
    Muito legal saber que o vinho foi aprovado! Nunca esperei que fosse melhor que Almaviva e afins, mas que fosse bom e barato, e ele correspondeu às expectativas!
    Sobre os comentários, aqui tá funcionando beleza com o Firefox, mas com o Chrome tá bem difícil.
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitor,
      Foi aprovado o danado. Como disse o Alexandre, o da linha inferior não me convenceu, mas esse sim. Sem dúvida é estranho as notas recebidas por Almaviva e afins, que ficaram bem abaixo. Mas como você disse, o importante é ter um vinho que corresponda às expectativas. E pelo preção pago, foi uma barganha total.
      Quanto aos comentários no blog, tem uma sequência de clicks que faz aparecer a barra lateral direita. Teremos que comunicar aos leitores que só quando ela está presente é que há a possibilidade de comentar... Um desastre! É a tecnologia!!! rsrs.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir