quinta-feira, 10 de abril de 2014

Esporão Reserva tinto 2011: Compre de caixa!

Eu tenho um apreço especial pelo Esporão Reserva. Quando conheci o Fernandinho, do Ciao Bello, sentei-me à mesa com ele no seu restaurante para jantar e conversar. No meio da conversa ele me disse: Quer um vinho bom, e de ótimo custo benefício? Compre um Esporão Reserva! No dia seguinte passei naquele supermercado que costumava vender grandes vinhos portugueses e mandei ver. Isso vai fazer quase 20 anos... Que saudades. E eu concordo plenamente com o Fernandinho. Esporão Reserva é garantia de satisfação. E como envelhece bem o danado... Bem, e esse Esporão Reserva 2011 se superou. Mais uma comprovação de que a safra 2011 foi mesmo grandiosa em Portugal, não apenas para os Portos Vintage, mas também gerando grandes vinhos finos de mesa. Este tinto foi feito com Aragonez, Trincadeira, Cabernet Sauvignon e Alicante Bouschet. Passou 12 meses em barricas de carvalho americano e francês, e mais 12 meses em garrafa antes de sair para o mercado. Ao nariz mostrou notas florais, de amoras e kirsch, em meio a notas de cedro, alcaçuz e chocolate. Em boca, repete o nariz, mostra ótimo frescor e taninos firmes. É intenso e com final longo. Um vinho vivo, com fruta e madeira na medida certa. Um dos melhores Esporão Reserva que bebi. Já pode ser apreciado agora sem nenhum problema, mas deve melhorar ainda mais com algum tempo de adega. Muito bom, mesmo! Como disse, para comprar de caixa e ir abrindo uma garrafa de vez em quando. 

Ps. Tasquei o vacuvin no que sobrou, porta da geladeira e no dia seguinte o vinho estava ainda mais redondo, com notas balsâmicas e tabaco. Delícia!

6 comentários:

  1. Blz Flávio

    O danado é bom mesmo. Sem dúvida em termos de custo x benefício é um daqueles tops 10!
    Comentei aqui o 2007:
    http://vinhoeoquemais.blogspot.com.br/2013/04/reserva-doc-tinto-2007.html#uds-search-results
    Mas, eu que não sou tão fã do branco, tb cahei esta botelha muito especial:
    http://vinhoeoquemais.blogspot.com.br/2014/03/branco-reserva-2009.html

    Abs
    Orlando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Orlando,
      Bom mesmo o danado, não? Vi sua postagem sobre o 2007 (que aliás, foi um ótimo ano também).
      O Reserva branco é para mim imbatível em sua faixa de preço. Não dá chance para outro na mesma faixa. E ainda tem potencial de guarda.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
  2. Flávio,

    A linha reserva Esporão é pra comprar todas as safras mesmo. Bom saber do 2011 tinto.

    Por sinal o 2011 branco foi o melhor branco reserva pra mim.

    Abraços,
    Alexandre/DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre,
      Acho que ele e o Quinta da Bacalhoa são presenças obrigatórias nas adegas. Concordo com você quanto ao Reserva Branco 2011. Está muito bom! Aliás, os portugueses de 2011 estão excelentes. Fui recenteme à uma degustação da Alentejana e fiquei impressionado. O produtor do Mouchão me disse que o de 2011 deles ficou esplêndido e já está lá descansando. Mas também disse que logo sai no mercado o 2009, que eles julgaram um dos melhores que já produziram. Bem, vamos aguardar. Vocês têm aí pertinho a Superadega e a Sabores de Portugal com bom preços nestes vinhos, né?
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
  3. Olá Flavião,

    Realmente um belo custo benefício esse reserva e difícil achar outro nessa faixa pra bater ele.
    Com relação ao irmão maior dele ( o antigo garrafeira) vale a diferença de preço? (quase o dobro)

    Abcs

    Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Marcelo!
      Também o acho imbatível. Quanto ao Private Selection, realmente andou subindo muito de preço. Mas ele é ainda melhor que o Reserva. Não sei se para custar o dobro. Nem sei se é mais longevo, pois já bebi Reservas de quase 10 anos em perfeitas condições. Mas o Garrafeira é um grande vinho e fica mesmo um degrau acima. O branco então, é uma beleza e mantém boa distância em relação ao seu irmão Reserva. Só sei que quando sair o Private Selection 2011 vou buscar um garrafa, pois imagino que será um dos melhores.
      Grande abraço,
      Flavio

      Excluir