quarta-feira, 16 de abril de 2014

Gravonia 2003: Outro belo branco de Lopez de Heredia!

Olha a cor do vinho!
Meus leitores sabem o quanto gosto dos vinhos de Lopez de Heredia. São vinhos únicos, que não se rendem a modernismos e que atravessam décadas mostrando tradição e elegância. Tanto os tintos como os brancos são vinhaços! Mas os brancos, longevos como poucos, brilham. São vinhos com longos anos em madeira e que conseguem, depois de muitos anos manter a vivacidade. Desde os mais simples, até o mais complexos (e caros), devem ser bebidos por aqueles que se dizem "bebedores de vinho". O Gravonia é o vinho de entrada do produtor. E que entrada...Vinho feito com 100% Viura e maturado por 4 anos em barricas de carvalho, com duas trasfegas anuais, clarificado com claras de ovos e engarrafo sem filtração. Tradição total. Seus ótimos 12,5% de álcool mostram que longevidade não tem nada a ver com bomba alcoólica. E não te deixam derrubado. Ao nariz mostra aquelas notas amendoadas, de cera de abelha e levemente oxidadas que muitos desavisados pensam ser defeito... Em boca, fresco, nos seus 11 anos. Longo e prazeiroso. Uma delícia de vinho! Só por curiosidade, ele ficou (não sei como) na lista dos Top 100 da Wine Spectator, com 93 pontos e a designação de altamente recomendado. Bem, de vez em quando eles acertam...rs.

2 comentários:

  1. Boa tarde, Flávio. Talvez vc não se recorde, mas no seu poste sobre o Pêra-Manca Branco 2008 eu perguntei qual vinho eu você recomendaria entre o Pêra-Manca branco o Viña Gravonia. Bem, segui o seu conselho e comprei o Viña Gravonia 2003. O mesmo vinho do presente poste. Agora que comprei o vinho, veio a dúvida: o que fazer para acompanhar? Alguma sugestão? Abraço. Ass. Felipe Pacheco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe,
      O Gravonia vai muito bem sozinho... Mas acompanha bem petiscos como frutas secas, damasco etc. Também vai bem com queijo manchego, lulas e camarões empanados. Ele encara fácil uma bela posta de bacalhau e até mesmo carne de porco e jamon ibérico.
      Aproveite!
      Abraços,
      Flavio

      Excluir