quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Chateauneuf du Pape Vieux Télégraphe La Crau 2009: Vinhaço!

Dias atrás fiz um almoço mineiro para meu amigo Paolão e sua esposa Regina e meu confrade chegou com um belo Chateauneuf du pape Vieux Télégraphe La Crau 2009 debaixo do braço. Meus olhos cresceram no vinhão, feito pela tradicional vinícola, com história desde 1898. Os vinhedos são plantados no planalto La Crau, onde ficava uma antiga estação de telégrafo. Daí o nome.  Uvas de vinhedos mais jovens são utilizadas para fazer o segundo vinho, chamado Vieux Télégramme, o qual é feito apenas com Grenache (90%) e Mourvèdre (10%), mas vinificado praticamente da mesma maneira. Este La Crau 2009 foi feito com Grenache (65%), Mourvèdre (15%), Syrah (15%) e 5% de outras castas. Ele estagiou em barricas por 10 meses e em foudres (500-700 litros) por adicionais 12 meses. O engarrafamento é feito sem filtração, o que já dá para notar, pelos precipitados. O vinho é bem frutado, com notas de ameixa, cassis, alcaçuz e alcatrão. Em boca mostra o vigor de sua juventude, com taninos ainda por arredondar. O vinho é mineral, a acidez é  vibrante e o final, interminável. No começo estava nervoso, mas com o tempo foi ficando mais amigável. Aliás, muito amigável! rs. Mesmo assim, está novo. Precisaria de mais uns anos de adega. Mas estava delicioso e mostrava um grande potencial de envelhecimento. Vinhaço top, de primeiríssima! Valeu, Paolão!


2 comentários:

  1. Grande Flávio, sempre tive vontade de beber esse chateauneuf, mas infelizmente a margem de lucro que as importadoras usam para os vinhos franceses é imoral. Segundo um amigo importador o valor pago lá deve custar no máximo 10 vezes o valor nominal, ou seja se custa 10 euros no máximo 100 reais aqui, com esse a W&W é indecente ele custa entre 45 e 55 por lá e me vendem a 684 dilmas aqui, assim fica dificil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Hélio... O valor cobrado aqui no Brasil é quase sempre uma facada. São poucas as exceções. Este vinho é excelente, mas seu preço aqui é doído. No caso, é buscar alternativas para que não doa muito na conta.
      Grande abraço,
      Flavio

      Excluir