sábado, 20 de setembro de 2014

Marques de Casa Concha Cabernet Sauvignon 2011: 93 WS, Highly recommended, Cabernet do ano pelo Descorchados, etc, etc...

Os elogios foram muitos para este Marques de Casa Concha Cabernet Sauvignon 2011. A Wine Spectator lhe tascou 93 pontos, colocando-o como altamente recomendado e um dos chilenos mais pontuados da safra. Posso me enganar, mas é presença certa na lista dos Top 100 deste ano, e provavelmente, em lugar de destaque. No Guia Descorchados 2014 foi eleito como Cabernet Sauvignon do ano. A revista Decanter já não foi tão generosa, lhe outorgando 3 estrelas de 5. Mas e eu? Quantos queijos da canastra lhe dou? Quantos pães de queijo? Bem, o que notei foi que o vinho, como esperado, após os elogios ganhou preço e deu uma sumidinha das prateleiras. Eu consegui comprar por um bom preço, uns 30% a menos do que estão comprando no mercado. Foi justo. O que achei dele? Comparando com seu irmão de 2010 ele é mais denso, até na cor, mais escura. Ao nariz mostra notas de cassis, cerejas pretas e madeira com boa tosta. Em boca ainda está novo, pegado, nervoso para o meu gosto. Precisa de um bom tempo em taça ou decanter para amaciar. Possui um ótimo corpo, toques balsâmicos e final tostado. A madeira aparece. Vai no estilo de seu irmão maior Don Melchor, principalmente quando mais jovem. Aí, depende do gosto. Tem muita gente que prefere o vinho pegado e para estes, pode ser bebido agora. Outros, nos quais me incluo, gostam de vinhos mais "amaciados".... Nesse caso, eu recomendo ter paciência e beber daqui a uns 2 anos. Se gostei dele? Sim, mas confesso que gostei mais do estilo de seu irmão de 2010, que mostrava mais frescor e menos madeira.

2 comentários:

  1. Flávio,

    Obrigado pelo parecer. Este 2011 vou dar um tempinho a mais. Tenho aqui duas garrafas e devo comprar mais umas duas.

    Eu prefiro ele mais macio, estou tomando agora o 2008 e 2009, que pro meu gosto estão melhores que no lançamento. Pra mim o Marques CS é assim, eu compro umas três garrafas e não bebo nenhuma naquele ano. Vou abrindo a partir do próximo, geralmente em anos seguidos. Também não é pra guardar muito tempo, ele desfalece.

    Este vinho me acompanha quase desde o começo de minha paixão por esta bebida. Tenho tomado o Marques CS seguidamente desde 2001.

    Mas atenção pessoal, não engulam esse preço que estão pedindo, não vale. Como é um vinho que tem em todo lugar é só procurar um pouco que dá para achar um preço mais em conta. Eu comprei por 65 se não me engano. Aí é uma compra segura. Tem gente pedindo mais de 100. Não vamos deixar acontecer com ele o que aconteceu com o Terrunyo.

    abraços,

    Alexandre/DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre,
      Valeu pelo ótimo comentário (de novo). Concordo com você que é um vinho para beber com uns 5-6 anos, quando fica bem mais macio. Não sei se isso pode ser aplicado ao 2010, que me parece mais leve. Quando chegar nele, confira se minha impressão bate com a sua.
      Muito bom seu alerta sobre o preço. Quem viu a escalada de preços do Don Melchor e Terrunyo sabe do que isso se trata. Se acatarmos, logo estarão cobrando 180 Reais pelo Marques, o que seria umas 3 vezes o que ele vale. Eu também paguei um pouquinho menos de 70, o que me parece justo. Pagar o que estão pedindo por aí é doidera.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir