domingo, 12 de junho de 2016

Degustação Casa Deliza: Bons Portugueses e Espanhóis!

Nesse último sábado fomos até a Casa Deliza, de São Carlos, para participar de uma degustação de vinhos portugueses e espanhóis. De entrada, um fresco e vibrante Cava Cristalino Brut, que gosto bastante pela qualidade e preço. Nos brancos destaque para o Paulo Laureano Vinhas Velhas branco 2014, leve, notas cítricas, bom frescor e refinado. Não é vinhão, mas agrada pela elegância e bom preço.
Nos tintos, bons vinhos para o dia-a-dia da Quinta da Alorna, com destaque para um Castelão 2013 bem redondo e para um Syrah 2013 com ótimo corpo. Subindo um pouquinho, muito bom (mas ainda novo) o Tapada do Fidalgo Reserva 2013. Vinho com boa intensidade, fruta madura e notas achocolatadas. Precisa de um pouquinho de tempo em adega. Já o Cortes de Cima 2012 mostrava-se mais pronto, com a qualidade de sempre de um Cortes de Cima. Mas na mesma mesa, o que gostei mais foi um Cartuxa Colheita 2012: Rico ao nariz, com notas de ameixas pretas, geléia de amora, notas terrosas e chocolate. Em boca, boa concentração e taninos já amigáveis. Bom Cartuxa.
E nos espanhóis, 3 bons tintos e de bom preço. São de importação própria da Deliza. O primeiro deles, um Palácio de Burgo Crianza 2012. Riojano com notas de cerejas pretas, tostado e herbáceas, que se equilibravam com os goles. No começo, este toque herbáceo pode causar estranheza, mas com o tempo, vai se ajeitando e vinho agrada. Um bom vinho para seu preço, e que ganhou 90 pontinhos da WS. Boa compra. No entanto,, seu irmão Palácio de Burgo Reserva 2010 fica degraus acima. Nariz complexo, com ameixa preta, azeitona, tostado e toques minerais. Em boca repetia o nariz e mostrava-se muito macio e com boa intensidade. Só senti falta de um pouquinho mais daquele toque cítrico típico de Rioja. É um Riojano mais moderno e com preço bem adequado. Só por curiosidade, levou 93 pontos da WS. Um bom feito para um vinho de pouco mais de 100 pilas. 
O terceiro vinho era um de Jumilla, o Casa Castillo El Molar 2014. Um 100% Garnacha feito com uvas de vinhedos com mais de 60 anos de idade. Fruta madura, especiarias, boa acidez e mineralidade. Vinho gastronômico, que também mostra boa qualidade para seu preço. Novinho ainda, mas já apreciável. Mas deve melhorar com adega.
Isso aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário