quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Orma 2006 e Fontalloro 2005: Bela dupla italiana!

Há um tempo estava para beber uns vinhos com o colega Ufscariano Marcos, que também é fã da bebida. E decidimos apreciar uns vinhões lá no Barone. Eu levei um Orma 2006, da vinícola Toscana Sette Ponti. O vinho é um supertoscano, top de gama da vinícola e elaborado apenas com uvas francesas: Merlot (50%), Cabernet Sauvignon (30%) e Cabernet Franc (20%), ou seja, um corte bordalês clássico. Os 10 anos nem mexeram com o danado. Está ainda poderoso, na cor e no sabor. Ao nariz mostra notas de cereja preta, alcaçuz, café, chocolate e especiarias. Em boca mostra ótima acidez, taninos firmes e final longo e levemente picante. Ao mesmo tempo é sedoso e intenso. Uma beleza de vinho! Sei que muitos torcem o nariz para vinhos italianos feitos com castas francesas, considerando que a Itália possui um número enorme de castas autóctones. Mas o vinho é grande, e delicioso. Pode ser bebido agora, com um tempinho para respirar, ou guardado um bom tempo na adega. É importado pela World Wine.
O Marcos levou um que eu já havia bebido há alguns anos, Fontalloro 2005, da Fattoria Felsina. Um Chianti de primeira linha, riquíssimo ao nariz e em boca. Está em sua melhor forma e acredito que não deve crescer mais. Ao nariz mostra notas de cereja madura, tabaco e especiarias*. Em boca, repete o nariz e mostra ótima presença, com boa acidez e taninos redondos. Belo vinho, representante digno da Sangiovese! Evoluiu muito bem desde a última vez que o apreciei.
Isso aí!

* Na outra vez que bebi o Fontalloro 2005 (clique aqui), foi na companhia de meu amigo Vitor, do saudoso blog "Louco por Vinhos", que definiu seus aromas como sendo "de Sangiovese"! Perfeito!

9 comentários:

  1. Olá Flavio! Como vai? Gostaria de saber sua opinião sobre alguns vinhos se for possível se vc já experimentou.
    Primeiro sobre os espanhois: Já tomou o malleolus de emilio moro e malleolus de valderramiro? Se sim o que acha? Valem a pena? Já vi seu post sobre o sanchomartin
    E vinhos da Ferrer bobet? Ouvi falar muito bem sobre eles mas nunca experimentei.
    E os vinhos de priorat eu gosto bastante qual são seus preferidos?

    E sobre os italianos o que acha dos donnafugata? E vinhos da san giusto a rentennano são bons? ouvi falar bem deles também

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem, e você?

      Eu já tomei o Malleolus, mas não o Valderramiro. É muito bom! E se o Valderramiro estiver no nível do Sanchomartin, deve ser um grande vinho! Tenho curiosidade para conhecer este vinho.
      Ainda não tive o prazer de beber vinhos da Ferrer Bobet, mas também tenho curiosidade. Não são mais encontrados no Brasil, são?
      Eu sou fã incondicional dos vinhos do Priorato! Gosto muito dos vinhos do Rene Barbier (Clos Mogador e Manyetes), Vall Llach (gosto muito!), Mas doix, Clos Figueras, Les Terrasses (um dos poucos que dava para comprar do Alvaro Palácios...rs), Clos Martinet, etc. Um pouquinho abaixo, em Montsant, também há bons vinhos. Sempre que posso bebo o Castell de Falset, que tem bom preço e qualidade.
      Em relação aos italianos da Donnafugata, apenas provei em degustações. E gostei. Beber de verdade bebi o Ben Rye, Passito di Pantelleria. É um supervinho de sobremesa, muito rico e que merece ser conhecido.
      Estou com uns vinhos da San Giusto a Rentennano na adega, comprados em liquidações da Vinci há um tempo. Preciso abrí-los...rs. Mas já ouvi falar bem deles.
      Abraços,
      Flavio

      Ps. Você esqueceu de se identificar...

      Excluir
    2. Tudo bem! hehehe esqueci de me identificar meu nome é rodrigo já fiz algumas postagens no blog.
      Realmente os vinhos ferrer bobet não são encontrados no Brasil, é que tenho um familiar que mora na espanha e sempre que vem encomendo alguns vinhos mas a escolha é dificil hehehe pois lá a variedade é muito grande e o preço muito bom em relação ao brasil. Tenho um clos mogador 2011 na adega mas acho que esta muito novo mas acho que não vou aguentar muito. Já tomei um les terrasses 2007 e pra mim foi um dos melhores priorats que já bebi e como vc disse o preço é mais razoavel apesar de não ser barato.Já pesquisei e também vi bons comentários sobre esse Ben Rye. Tem um merlot La ricolma de San Giusto que estou tentado a encomendar. Mas é dificil escolher algumas garrafas com a opção de tantos grandes vinhos hehehehe. Se tiver algumas recomendações para mim de alguns Espanhois e Italianos eu agradeço, muito obrigado Flavio e um grande abraço
      Rodrigo

      Excluir
    3. Oi Rodrigo!
      Que bom que está de volta aqui no blog!
      Sorte sua em ter alguém para trazer uns vinhos da Espanha...rs. Como você disse, os preços são excelentes. O duro é decidir qual trazer, né? A variedade é realmente enorme. Tem alguns espanhóis que sempre que posso, coloco na mala, pois sempre agradam. Um deles é o La Rioja Alta 904... Acho um vinho maravilhoso por ótimo preço. O mesmo vale para o Castillo Ygay Gran Reserva Especial. Que vinhaço! Também não esqueço do Abadia Retuerta Selección Especial (que já paguei 15 Euros no supermercado do El Corte Ingles!) e do Aalto (ótimo preço para o normal - O PS é mais caro, mas é um estrondo de vinho!). E se puder, nunca se esqueça de um clássico Tondonia, branco ou tinto deixa sempre um bom apreciador de vinhos feliz.
      Quanto aos italianos, a diversidade também é grande. Eu tenho apreciado muito os vinhos da Campania e norte da bota. Da primeira região, gosto de Mastroberardino, Terra di lavoro e Feudi de San Gregorio. Do norte, os brancos de Jermann são incríveis, assim como os grandes de Gravner (que infelizmente são bem caros, principalmente no Brasil). Também sou fã de vinhos do sul, feitos com Nerello mascalese (Tasca D'Almerita e Terre Nere são ótimos nomes).
      Grande abraço!
      Flavio

      Excluir
  2. Obrigado! É mesmo sorte minha hehehe esse rioja alta 904 faz tempo que quero comprar mas nunca comprei acho que dessa vez vou colocar na cesta e um tondonia reserva tinto também. Voce prefere o tondonia tinto ou branco? E o gran reserva tinto está muito acima do reserva na sua opinião? já bebi um mostroberardino e um san gregorio, o terra di lavoro nunca experimentei, aqueles brancos que vc citou nao conheço, também nao quero deixar de incluir um brunello de respeito, como falamos a escolha é dificil, até mais flavio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manda ver no 904 que é um vinhaço! O Tondonia Reserva, idem. Olha, é difícil a decisão entre os Tondonias tintos e os brancos. No geral, fico com os brancos. Mas a coisa complica quando falamos do Gran Reserva tinto... Na minha opinião, ele fica bons degraus acima do Reserva. E é sensacional! Lembra um belo Borgonha! Guardando as características próprias, claro.
      Posso dar uma sugestão de Brunello bom, estilo tradicional e de bom preço? Capanna! Infelizmente, não é mais importado para o Brasil... No estilo tradicional, gosto também do Canalicchio di Sopra... No estilo mais moderno, Siro Pacenti é belissima compra! Bem, a lista é (muito) grande.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
  3. Flavio e entre valduero crianza, arzuaga crianza e vina pedrosa crianza qual vc prefere? e os reservas e gran reservas dessas vinicolas já experimentou? Qual acha que é melhor? E vinhos da Hacienda monasterio e Finca Villacreces qual sua opinião?
    Abraço, Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo,
      Rapaz, eu acabei agora uma postagem que tem o Arzuaga Reserva 2006!
      Olha, eu gosto dos 3 produtores. Mas entre os 3 que você sugere, escolheria o Valduero Crianza pelo preço e qualidade. Os outros são muito bons, mas o preço os coloca em desvantagem frente ao Valduero (pelo menos aqui no Brasil). Lá fora, eu ficaria feliz com qualquer um deles. Já bebi vinhos Reserva e Gran Reserva de todas estas vinícolas (mais das duas primeiras). O Valduero Reserva é uma beleza, o Gran Reserva, um estouro e o 6 Años, um camaleão, belíssimo (sou fã!). Quanto ao 12 Años, é top, top. Exemplo de elegância. Os Arzuaga são belíssimos também. Muito sedosos e elegantes. O Reserva Especial é de babar. O Gran Reserva, uau! Mas os preços...rs.
      O Hacienda Monastério bebi duas vezes. Uma vez, apenas provei em uma degustação tempos atrás. Outra, pude apreciar melhor. Gostei muito! O Finca Villacreces eu não conheço, embora um amigo tenha me recomendado muito. E a relação preço/qualidade parece ser boa.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
  4. hehehehehehe então estou esperando a postagem! Pois é o preço lá fora desse três é o mesmo e dos reservas e gran reserva também muito parecido por isso estou na duvida de qual escolher mas então qualquer um será boa escolha! Realmente o Villacreces tem um bom preço lá fora e o hacienda monasterio também se comparar com o preço daqui. Quando experimentar algum desses te aviso o que achei. Muito obrigado pelas dicas e até mais, abração

    ResponderExcluir