quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Belíssimos portugueses: Xisto 2011, Vale de Ancho Reserva 2004, Quinta do Crasto Reserva Vinhas Velhas 2010 e Quinta da Romaneira 2005!


Nessa noite da confraria combinamos só levar portugueses. E não foram quaisquer vinhos. O Rodrigo levou este grande Xisto 2011. Aliás ele já nos brindou com outro dele (clique aqui). Vinho superlativo, cheio de camadas, frutas silvestres em meio a notas de especiarias e chocolate amargo. Intenso em boca, com ótima acidez e taninos finos. Demanda decanter ou bons anos na adega, mas já pode ser apreciado. Um vinhão!
O Paulinho levou um ótimo alentejano: Vale de Ancho Reserva 2004. Seu irmão de 2006 já pintou em nossas mesas duas vezes (aqui e alí). Está mais senhorío que seu irmão de 2006. Mostra aromas ricos de fruta madura, alcaçuz e tabaco. Em boca, repete a sedosidade de seu irmão, e grande equilíbrio. Vinho de grande classe, muito refinado. Delicioso!
Do lado direito dele, na foto, um que é figurinha carimbada aqui no blog, e que também já deu as caras por aqui: Quinta do Crasto Reserva Vinhas Velhas 2010, levado pelo JP. Como ele já foi descrito duas vezes aqui no blog, vou dispensar muitos comentários. A não ser que está uma beleza! Vinhão!
E para finalizar, um Quinta da Romaneira 2005, levado por este que vos escreve. Este sou fã também. Seu irmão de 2007 já pintou por aqui, e outros virão... Vinho com notas de kirsch, amoras, chocolate amargo e toques minerais. Em boca, boa acidez, taninos finos e mineralidade, que lhe tornam muito agradável, pedindo sempre outra taça. Final longo e especiado. Duriense de primeira! Como diria o Rodrigo: "Bão tamém"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário