terça-feira, 15 de maio de 2018

MasterChef: Juram mesmo que aquele frango é caipira?

Estava assistindo o tal do MasterChef e ao ver todos chamando aquele frangão branquelo de "frango caipira", ou "galinha caipira", até arrepiei. Será que algum deles já viu um frango caipira na roça ou depenaram um frangão caipira de verdade, escaldado na água fervendo? Pois é, era trabalho que minha saudosa Mãe nos dava quando éramos crianças. Apesar das várias raças existentes, o frango caipira que conheço não tem aquelas coxonas gordas, e sim, pernas compridas, esbeltas, mais magras, e a pele é naturalmente amarela. O frango que mostraram no Masterchef é, para mim, o "frango Nutella", ou o "sertanejo universitário". Eu gosto de "frango raiz", caipira de verdade, "Tonico e Tinoco", criado solto, com gordura e pele amarelas, carne mais escura, mais rígida e que demanda mais tempo de cozimento. Confesso que fora de Minas, nunca comi em restaurante algum um frango verdadeiramente caipira. Vejam abaixo a foto de uma postagem antiga aqui do blog, na qual eu mostrava um frango caipira que trouxe de Minas, que fiz pingando água, como deve ser:
Vejam a cor da pele. Não coloquei nenhum tipo de colorífico. Vejam a cor da carne, mais escura, e as coxas compridas, esbeltas. Frango "Tonico e Tinoco"! Obs. Esta foto é do início do preparo. A panela, é Nutella...rs. E dá para ver uma parte que desde sempre foi motivo de briga na minha família: A moela! E o "Santo Antônio" (como chamamos a sobrecoxa lá...)? Bão demais! 



2 comentários:

  1. concordo plenamente com você. Fiz a mesma observação para a esposa quando assistimos ao programa...nada de Tonico e Tinoco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Osvaldir,

      Muito obrigado pela visita e comentário. Que bom que concorda comigo! Realmente, nada de Tonico e Tinoco naqueles frangões, né? E o incrível é que quando vamos a restaurantes colocam também como sendo "caipiras". Só pela cor do danado e textura da carne já dá para saber que são no máximo "sertanejos universitários"...rs.

      A propósito, ganhaste um visitante no perbacco.com.br

      Abraços,

      Flavio

      Excluir