quinta-feira, 3 de maio de 2018

Quatro vinhões na confraria: Chateau Talbot 2005, Pégaso Granito 2008, Finca Terrerazo 2010 e Chambolle-Musigny Champy Les Bussieres 2006

Noite com pouca gente na confraria, mas com bons vinhos. À esquerda na foto um Pégaso Granito 2008, levado pelo JP (que diz não gostar de Garnacha...???). É um 100% Garnacha feito pelo grande Telmo Rodriguez, na região de Castilla y Leon. Feito com pouca intervenção, leveduras da própria uva e maturação em barris de 600 litros por 18 meses. Ao nariz notas de frutas silvestres, cacau, aniz e minerais. Em boca ótimo frescor e mineralidade. Vertical e muito rico! Gostei muito. Pena que o JP não goste de Garnacha...rs. 
O segundo da foto foi levado por mim e já comentado aqui no blog: Chambolle-Musigny Champy Les Bussieres 2006. Aqui, só dois comentários. O primeiro é que estava ótimo. O segundo é que eu não sei por que insisto em levar Borgonha para a turma, pois meus confrades, inacreditavelmente, já demonstraram várias vezes não gostar! Vou comprar uma caixa de Lindaflor para eles...rs. 
O terceiro na foto foi levado pelo Paolão: Finca Terrerazo 2010. Vinho da Bodega Mustiguillo, feito com a uva Bobal. Eu senti os aromas amadeirados do vinho logo que o Paolão serviu. Ele é bastante frutado e com notas de tabaco, canela, cravo e... Cedro! Este último, muito saliente para o meu gosto. Tirando isso, é um bom vinho, com boa presença em boca e final mineral. Mas a madeira me incomodou. Para quem aprecia vinhos amadeirados, este é prato cheio.
E para finalizar, um Grand Cru Classé de Saint-Julien levado pelo Cassio: Chateau Talbot 2005. Vinho de safra histórica feito com Cabernet Sauvignon, Merlot, Petit Verdot e Cabernet Franc. No começo, ainda fechadão, mas com o tempo foi se abrindo e mostrando ótimas qualidades. Aromas de amoras e cassis em meio a grafite, cacau e uma pimentinha do reino bem sutil ao fundo. Em boca mostrava frescor, taninos redondos e final longo e mineral. Eu acho que ele merecia umas boas horas de decanter ou uns anos na adega. Mas já está perfeitamente apreciável, principalmente com comida. Gostei muito!


Nenhum comentário:

Postar um comentário