quarta-feira, 20 de junho de 2018

Vinhões no Paolão: Vértice Brut Rosé, Chateau Doisy-Daene Branco 2015 e Echezeaux Grand Cru Domaine Javouhey 2007

Vértice Brut Rosé: Espumante duriense feito pelas Caves Transmontanas (ver história aqui). O enólogo é o engenheiro Celso Pereira, com a colaboração de Pedro Guedes. Celso é um cara muito simpático e entusiasmado, que tive o prazer de conhecer em uma degustação da Alentejana em Campinas. Ele fala de seus vinhos com um brilho nos olhos que dá gosto. Mas os vinhos são realmente excelentes. E este Vértice Rosé servido pelo Paolão confirmou o fato. Vinho feito com Gouveio, Malvasia fina e Touriga Franca. Cor rosada, clara, e bolhas finas e persistentes. Boca cremosa e fresca, com notas de framboesa e de panificação. Mais seco, como deve ser. Belo espumante! 

Chateau Doisy-Daene Branco 2015, levado por este que vos escreve. 100% Sauvignon Blanc feito pelo gênio Denis Dubourdieu, que infelizmente faleceu em 2016. Matura 8 meses com as lias, com batonnage frequente. O vinho tem linda cor dourada e aromas deliciosos, que iniciam mais cítricos e florais, e logo passam para um evidente pêssego branco, maracujá e toques de ervas frescas. Em boca repete o nariz e mostra-se muito intenso e saboroso. Uma delícia! Se os brancos doces botritizados da vinícola são belíssimos, este não fica atrás. E tem um preço mais que convidativo (pelo menos lá fora). Se você é daqueles que sempre visitam a Total Wine, coloque na cesta!


Echezeaux Grand Cru Domaine S. Javouhey 2007: Não contente, o Paolão foi na adega e trouxe esse Echezeaux debaixo do braço.  Encontrei muito pouco ou quase nada sobre o produtor, então, tenho que falar só sobre o vinho. E ele estava uma beleza! Cor belíssima e aromas de morango, sous bois, cravo, canela e terrosos. Em boca, fruta madura, boa acidez e mineralidade. A taça se esvaziava rapidamente, claro. Uma delícia! Refinado, elegante e cheio de finesse. Dos grandes, obviamente. Valeu, Paolão!





Nenhum comentário:

Postar um comentário