sábado, 18 de fevereiro de 2012

Três belos brancos na confraria: Esporão Private Selection, Maycas del Limari Quebrada Seca e Alvarinho Deu la Deu

E o calor continua forte... Mais uma vez os brancos reinaram na última reunião da confraria.
O Caião, cada vez mais adepto de um branquinho, levou um exemplar muito bom, o Esporão Private Selection 2009. O vinho é um branco superior da vinícola alentejana, e é feito com castas francesas: Semillon (majoritária), Marsanne e Roussane (diferentemente do que relata a Wine Spectator, que cita ser feito com Arinto, Roupeiro e Antão Vaz... Confundiram com o Reserva...rs. Este Private Selection é na verdade o antigo "Garrafeira"). O vinho, de cor dourada bonita, é rico em aromas frutados de pêssego e manga, com um tostado ao fundo aportado pelos 6 meses em barricas novas de carvalho francês. Em boca é amplo, glicerinado e com final especiado. Muito bom mesmo!
Eu levei um Chardonnay que experimentei tempos atrás na Expovinis e que fiquei impressionado: O Maycas del Limari Quebrada Seca Chardonnay 2007. Que vinhão! Para mim ou dos Chards mais elegantes e complexos do Chile. Um nariz muito rico, sem aquele exagero de abacaxi típico, e com aromas de melão, erva doce, pêssego branco e um tostadinho ao fundo bem charmoso. Em boca, muito fresco, amplo, mineral e com final delicioso. Elegância pura! Se você não o conhece, precisa fazê-lo, pois é diferenciado.
O amigo Rodrigo levou um vinho verde, o Alvarinho Deu la Deu 2010. Como estava novo, as notas florais e de maçã estavam lá bem presentes, em meio a muito frescor. Em boca tinha uma acidez vibrante e muita vivacidade. É vinho para acompanhar muito bem peixes e frutos do mar e também ser apreciado sozinho em um dia quente. Sempre um bom custo benefício.

6 comentários:

  1. Flavio,
    Depois que provei e gostei do Esporão Reserva tinto, tenho curiosidade em degustar um dos brancos da Herdade.
    Que corte diferente esse do Private Selection.
    Legal!

    ResponderExcluir
  2. Flavio o Esporão Private Selection branco, para mim é um dos melhores, talvez o melhor branco português. Fiz uma postagem sobre o 06 em 2010, dê uma olhada.
    http://www.decantandoavida.com/index.php?option=com_content&view=article&id=304:esporao-private-selection-2006&catid=1:artigos-posts

    ResponderExcluir
  3. Oi Eugênio,
    Realmente o danado é muito bom. Gostei bastante. Vou ler sua postagem sobre o 2006.
    Abraços,
    Flavio

    ResponderExcluir
  4. Oi Alexandre,
    Pode mandar ver nos brancos deles que são muito bons. Realmente este corte do Private é particular, e muito rico. Tem um Esporão Verdelho também que é muito bom, e de ótimo preço.
    Abraços,
    Flavio

    ResponderExcluir
  5. Flávio,

    Estive em Santiago no ano passado. Em um dos restaurantes em que jantei, havia esse Maycas del Limari servido em taça. Melhor: a ótimo preço! Gostei tanto que tomei 03 taças, hehehe.

    Igualzinho aos restaurantes do nosso Pindorama...

    Abç.

    ResponderExcluir
  6. Olá Vitor,
    Veja só a diferença... Aqui a oferta em taças geralmente é fraca, e limitada a alguns vinhos geralmente "limitados"... Mas às vezes com preços sem limites. Tinha que mudar isso.
    Eu também gostei muito deste vinho. Seria ótimo se a World Wine baixasse um pouco o preço em relação ao que era cobrado pela Enoteca Fasano.
    Abraços,
    Flavio

    ResponderExcluir