segunda-feira, 15 de outubro de 2012

MUGA BRANCO Fermentado em Barricas 2006: Par perfeito para um bacalhau!

A discussão sobre qual é o vinho mais adequado para acompanhar pratos com bacalhau é antiga. Os portugueses geralmente não admitem que não seja um bom tinto. Há alguns anos eu também era assim, até ler um artigo do saudoso (mesmo) Saul Galvão, no qual ele sugeria um bom branco barricado. Por outro lado, José Osvaldo Albano do Amarante, em seu indispensável "Os Segredos do Vinho Para Iniciantes e Iniciados", indica o ótimo Conde de Valdemar Fermentado em Barricas como acompanhante para o bacalhau. Depois que eu experimentei com esse vinho, fiquei fã e mudei o meu conceito de que bacalhau pede vinho tinto. É claro que depende muito de como o bacalhau é feito, mas em geral, eu o aprecio com vinho tinto leve, com pouco tanino ou com um bom branco barricado. Desses últimos já apreciei com o citado Conde de Valdemar, Angelica Zapata Chardonnay, Borgonhas, dentre outros.
E nesse último sábado, fiz um bacalhau para a digníssima, que adora, e abri um Muga branco Fermentado em Barricas 2006. Eu sou fã dos vinhos dessa vinícola riojana, que faz excelentes tintos (clique aqui). Mas ainda não tinha experimentado o seu branco. Ele é feito com Viura (90%) e Malvasia (10%). A fermentação é feita em barricas de carvalho francês e depois de finalizada, o vinho permanece sobre as lias por 3 meses antes de ser engarrafado. Esse 2006 já estava com uma cor dourada bonita e ao nariz mostrava notas de pêssego, nespera, florais, amêndoas, baunilha e um fundinho de mel. Em boca mostrava ótima acidez, um fundinho amanteigado (sem exagero) e aquele toquezinho de jerez, para o qual muita gente torce o nariz, mas que eu adoro. Foi par perfeito para o bacalhau. Ele fica abaixo do Conde de Valdemar, mas é um bom vinho, e pelo preço é uma boa pedida. Beba em temperatura por volta de 11-13 graus, pois picolé de vinho branco barricado não é legal!

9 comentários:

  1. Grande Flavio, que cor linda!!! Sou daqueles que não conseguem comer bacalhau com vinho tinto, o paladar metaliza totalmente. Logo um branco estruturado é sempre minha opção. Esse não deve ter feito feio não, estou certo?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Eugênio! Realmente uma bela cor, do tipo que o amigo gosta! E o vinho fez par perfeito para o bacalhau. Também eu, depois que experimentei bacalhau com um brancão estruturado, ficou difícil achar um tinto que pudesse competir! Ah, não esqueci de procurar aquela lista que você me passou, hein!
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
    2. Valeu Flavio, qualquer descoberta me avise por favor!!!!

      Abraço

      Excluir
    3. Pode deixar meu amigo. Aliás, um Muguinha desse te agradaria?
      Abs,
      Flavio

      Excluir
  2. Nosso grande mestre Saul tb indicava + 3 vinhos brancos para o bacalhau, são eles:
    Marques de Casa y Concha, Leyda Lot 5 e o portugues Catarina, de excelente preço.
    Experimentem e depois me falem......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo,
      O Marques de Casa Concha eu já experimentei com bacalhau e ficou perfeito. O Leyda Lot 5 eu já bebi e gostei bastante, mas não estava na companhia de um bacalhau. Quanto ao Catarina, eu não conheço. Mas vou procurar! Parece que é da Portus Cale, não? Valeu a dica! Acredito que o Cova da Ursa Chardonnay também deva ser boa companhia para um bacalhau.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
    2. Só achei o Muga no Wine a R$70,00, é isso?

      Excluir
    3. Sim, é esse mesmo o preço. Parece que é o 2009. não? É um preço bom pelo que oferece. Não vejo outros na mesma faixa e estilo superiores a ele. Talvez o Gran Cuvée de William Févre (que logo postarei aqui...). Eu peguei uma barganha, com um baita desconto no Muga.
      abs

      Excluir
    4. Oi Carlos,
      Recebi sua mensagem. Obrigado pelos comentários. Seja sempre bem-vindo!
      Abraços,
      Flavio

      Excluir