terça-feira, 23 de julho de 2013

Cedro do Noval 2007 e Condado de Haza Reserva 2000

O JP nos convidou para apreciar uns petiscos em sua casa em companhia de uns vinhos. Fomos o Caio e eu.
Eu levei um Cedro do Noval 2007, duriense da casa produtora de um dos melhores vinhos do Porto. Eu já havia provado este vinho tempos atrás em uma degustação da Grand Cru, e gostado dele. Mas queria bebê-lo com calma, sentindo sua evolução. O vinho é feito com Touriga Nacional (30%), Touriga Franca (25%), Tinto Cão (10%) e Syrah (35%). A inclusão desta última tornou o vinho mais frutado, segundo a vinícola. Além disso, faz com que o vinho receba a indicação geográfica "Terras Durienses", em vez de DOC Douro. A maturação é feita por 18 meses em barricas de carvalho francês. Ao nariz, mostra os efeitos dessa maturação: A madeira aparece, e para combinar com o nome, em notas de cedro. Mas depois de um tempo aberto ela fica perfeitamente integrada. A fruta se mostra em notas de cereja preta e amoras, em meio a notas de azeitona preta, chocolate amargo, herbáceas e de grafite. Em boca, repete o nariz, mostra boa acidez e taninos muito corretos. O retrogosto é mineral e levemente herbáceo. É do tipo que eu gosto. Não tem exagero de frutas e nem de madeira. É amplo e equilibrado. Lembrou-me as características do Duas Quintas Reserva, pelo menos os antigos. É vinho para bater de frente com Meandro e colegas, no preço e na qualidade. Muito bom! Recomendo. É importado pela Grand Cru. 
Depois de apreciarmos até as últimas gostas do Cedro, o JP resolveu abrir um Condado de Haza Reserva 2000O vinho passa 22 meses em barricas de carvalho americano e 12 meses em garrafa antes de ser comercializado. Embora ele mostre a qualidade típica de um do grupo Pesquera, parecia já estar cansado, na descendente. Os aromas terciários já dominavam em meio à cereja (bem) madura e cravo. Em boca era carente de acidez e mostrava dulçor. Não que estivesse ruim, mas para mim, alguns anos atrás devia estar bem melhor. Há algum tempo apreciamos um primo seu, o Pesquera Reserva 2003, que estava parecido (clique aqui)Eu tenho uma suspeita quanto a esses vinhos do grupo Pesquera recentemente ofertados pelo JP e Caio. Se não me engano, eles compraram na mesma loja, em um mesmo país estrangeiro, de clima bastante quente. Acho que tem algum problema de acondicionamento nesse caso. Ou então, é uma característica dos Pesqueras não serem longevos. Estou mais inclinado à primeira opção. 
Isso aí, pessoal! Valeu JP!
Essas azeitonas Azapas estavam tão bonitas e saborosas, que não pude deixar de colocar uma foto...rs

6 comentários:

  1. Flavio,
    Pena o que aconteceu com esse Condado de Haza. Tenho curiosidade em provar esse vinho porque tempos atrás (uns 5 anos), bebi um Dehesa La Granja 2000, que também é da obra do Alejandro Fernandez, da Pesquera, porém de Toro, que estava uma maravilha.
    Acho que esse Condado estaria melhor no passado ou foi o tal problema de armazenamento, ato criminoso quando se falar em vinho (rs).
    Belo porquguês e que "aceitunas"!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre,
      Realmente uma pena. Mas acho que se você pegar um na Mistral, ficará feliz. Os vinhos do Alejandro Fernandez são de primeira. Logo postarei sobre um Pesquera 2000, que estava outra coisa. E foi bebido em data próxima a este Condado.
      O português realmente é muito bom. Fique de olho na Grand Cru que ainda tem lá, e de vez em quando entra em promoção.
      Bem, e as "aceitunas", muito bonitas...rs. E saborosas!
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
  2. Caramba, Flávio, como deixei passar um bom Douro 2007 na Wine? Tá por 100zão, sem dúvida é uma boa compra. No meio de tantos outros, realmente não vi. Agora já era, não tenho mais espaço, rs.
    (pelo Firefox, tudo funfando aqui)
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitor,
      Rapaz, foi uma briga para eu pegar esse Cedro. Estava junto com um pedido que fiz na Grand Cru, com os Romaneiras. Paguei 80 pilas! Uma beleza! É uma compra muito boa. Eu também não vi na Wine. Só agora, que você mencionou, que acessei e vi que eles têm lá. É compra certa!
      Ah, reclamei até do blogger... rs. Vamos ver se melhora. Vamos sugerir aos leitores que usem o Firefox.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
  3. Flávio,

    Gostei da foto das azeitonas, sou tão fã delas quanto dos vinhos... :>)

    Sobre os vinhos eu estava justamente pensando em adquirir um Cedro do Noval 2008, e com o seu depoimento vou providenciar esta compra assim que possível.

    abraços,

    Alexandre/DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Alexandre!
      Obrigado! Também sou fã de azeitonas. E o bom é que tem muita variedade e dá para a gente experimentar várias delas. Eu acho legal.
      Espero que goste do Cedro do Noval 2008. Esse 2007 estava muito bom. Acho que ainda pode ser encontrado na Wine e Grand Cru.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir