quarta-feira, 21 de maio de 2014

Quinta Vale D. Maria 2008: Outro vinhão de Cristiano Van Zeller!

O Caião pegou firme com este Quinta Vale D. Maria 2008, mais uma bela obra do Douro Boy Cristiano Van Zeller. O 2007 já pintou por aqui tempos atrás (clique) e este 2008 não ficou atrás. Mesmo por que, a safra também foi excelente. Além de Van Zeller, há a participação de Sandra Tavares da Silva e Joana Pinhão na confecção desta bela obra. O vinho é feito com um blend de 41 castas, dentre elas a Rufete, Tinta Amarela, Tinta Francisca, Sousão, Touriga Franca, Tinta Roriz e outras tantas provenientes de vinhas velhas de mais de 60 anos de idade. A maturação é feita por 21 meses em barricas de carvalho francês 75% novas e 25% de 1 ano. É um vinho com ótimos aromas de frutas maduras (amoras e cereja preta) em meio a alcaçuz, chocolate e grafite. Em boca é amplo, muito equilibrado e com final longo. O achei mais robusto e mais maduro que o de 2007. Mas como seu irmão, é outro vinhão! Certeza de agradar. Valeu Caião!




8 comentários:

  1. Francisco Leãomaio 21, 2014

    Meu prezado Flávio, devo dizer que considero seu blog como um dos que, contando em uma mão só, melhor informam sobre vinhos, junto com o Jeirel e outros poucos... Suas opiniões são sempre muito bacanas e o mais proximo do real que a gente pode perceber... Vc já tomou vários que fazem parte da minha extensa lista de desejos... rsrsrs... Enfim... Eu queria te perguntar sobre um vinho, que eu já percebi que pela Quinta, vc deve gostar bastante... Estou com duas garrafas de Flor de Castro para beber... Só tem um porém... Todas as duas são da safra de 2004.... Pois é... Estou naquela, será que o vinho já está passado??? Será que ainda aguenta mais tempo?? Vc já tomou dele?? No site da Quinta, fala que foi produzido com vinhas com 25 anos de idade, parte estagiou em barrica francesa e tal... Mas não diz o tempo que aguenta.... Será que ele está bom???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Francisco,
      Muito obrigado pela sua visita e seus gentis elogios. Fico muito feliz! Espero que continue a visitar o blog.
      Bem, quanto à sua pergunta, o Flor de Castro é um vinho para ser bebido mais jovem. Eu nunca apreciei um com mais idade. As chances de que ele tenha dobrado o cabo da boa esperança, infelizmente, são grandes... Mas só bebendo para confirmar.
      Um grande abraço,
      Flavio

      Excluir
    2. Francisco Leão - fco_leao@hotmail.commaio 21, 2014

      POis é Flávio, eu estou querendo reunir o máximo de informações de quem conhece, pois afinal, sou um simples estudante no mundo do vinho ainda... Para não fazer muita expectativa sobre o vinho e não me decepcionar... De toda forma, elas estão na adega refrigerada e eu devo abrir essa semana uma pelo menos, para ver como estão as coisas... Essa coisa de vinho velho é muito interessante... Eu tenho uma garrafa de Cousino Macul antiguas reservas cabernet sauvignon 1993, que comprei na própria vinícola ano passado, e o enólogo de lá disse que aguentaria ainda mais 10 anos... Estou esperando um momento certo para abri-lo..... Enfim...

      Excluir
    3. Olá Francisco,
      No mundo do vinho a gente está sempre aprendendo. Isso que é legal. Depois me diz como estava o vinho. As vezes alguns vinhos, que parecem não serem de guarda, nos fazem surpresas. Mas este Cousino 1993, se estiver bom, também será uma grande surpresa.
      Um grande abraço,
      Flavio

      Excluir
  2. Que beleza, mais um vinho que eu já tive o prazer de beber, aqui paguei 160 lascas nele não sei quanto tah custando por aew...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Hélio... Eu não sei o que aconteceu com o preço dos vinhos do Van Zeller. Na época, peguei uma promoção e paguei 120 no 2007, quando ele custava 170 e pouco... Comprei também o Van Zeller normal, que também é muito bom, por belos 50. Hoje o preço tá lá em cima. Não dá para entender.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
  3. Flavio e Helio, realmente, o Quinta do V. Dona Maria subiu muito de preço, até mesmo em Portugal. No entanto, a meu ver, seu preço lá está adequado, algo em torno de 35 euros ou um pouco mais. Penso que ele é mais vinho que alguns durienses que, em geral, podem ser com eles comparáveis, como o Crasto Vinhas Velhas, o Vallado Reserva e o Redoma.

    O 2011 deve estar um vinhão. Garanti um, na viagem que fiz recentemente a Portugal.

    Abs.,

    Roberto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberto,
      Acho que aconteceu o mesmo que ocorreu com o Quinta do Roriz. Tem excelente qualidade e aí perguntaram: "Por que tem que custar menos que os outros"? Então, meteram bala...rs. Concordo com você plenamente. Ele é mais vinho que outros do mesmo preço e bem mais badalados.
      Esse 2011 deve estar uma beleza, hein?
      Abraços,
      Flavio

      Excluir