domingo, 4 de maio de 2014

Trefethen Estate Cabernet Sauvignon 2005: Um vinhão! Mas 97 pontos?

Na ocasião da última promoção da Vinci, o meu amigo Vitor, que deixa saudades com a retirada do ar do Louco por Vinhos, me enviou uma mensagem recomendando que eu comprasse uma garrafa deste californiano Trefethen Estate Cabernet Sauvignon 2005. Bem, as dicas do Vitor são sempre bem-vindas e não tive dúvidas: Mandei ver em algumas garrafinhas! Havia apenas garrafas de 375 ml, o que acho legal, para beber sozinho em algumas ocasiões, ou dividir com a digníssima, que bebe pouco. Tempos atrás levei à uma reunião da confraria para experimentar com meus amigos. Aliás, levei embrulhado e o JP já matou ser um Cabernezão de primeira. O vinho é feito com 91% Cabernet Sauvignon, 3% Merlot, 4% Malbec e 2% Petit Verdot, e matura 17 meses em barricas de carvalho francês e americano. Tem aromas muito marcantes de cassis e amoras, em meio a tabaco, alcaçuz, tostados e mentolado. Em boca é intenso, mineral, untuoso. É potente, mas ao mesmo tempo, muito elegante. A acidez é perfeita e os taninos redondos. O final é longo e levemente licoroso. Precisa de decanter para acalmar o seu furor. Depois de um tempo respirando o danado se revela. Um vinhão! Bela compra. O Vitor também bebeu e me passou suas impressões, que coincidiram com as minhas. Concordamos ainda que é um ótimo vinho, mas que os 97 pontos dados pela Wine Enthusiastic é um pouco exagerado. A revista lhe atribui adjetivos rasgados, como "monumental", "ultra-rico", "dramática estrutura", "fabulosamente maduro", "tremendo" etc. Bem, é um vinhão, mas acho que o cidadão exagerou um pouco na hora da canetada. De qualquer forma, tenho outras garrafas aqui que beberei prazeirosamente daqui a uns tempos, e tenho certeza de que ficarei feliz... Ainda mais sabendo que paguei o mesmo preço cobrado por ele nos EUA. Assim ele fica ainda melhor. Valeu a dica, Vitor!




Nenhum comentário:

Postar um comentário