quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Chateau de Beaucastel 2007: Um Chateauneuf du Pape maravilhoso!

A família Perrin é pioneira em cultivo orgânico desde 1950 e biodinâmico desde 1974. A consciência em manter o equilíbrio da natureza vem de décadas. Por outro lado, ressaltam que a Grenache não deve dominar seus Chateauneufs, que devem trazer o equilíbrio de todas as 13 uvas permitidas pela denominação. Com isso, buscam um vinho potente, estruturado, mas elegante e fresco. As 13 castas são vinificadas separadamente para depois formarem o blend. Dentre elas, a Grenache e Cinsault dão calor, cor e volume ao vinho; Além de paladar peculiar, a Mourvédre, Syrah, Muscardin e Vaccarese dão estrutura e capacidade de envelhecimento; Counoise e Picpoul dão corpo, frescor e aromas particulares; e assim vai... Neste Chateau de Beaucastel 2007 as proporções foram Cinsault 5%, Grenache 30%, Mourvèdre 30%, Vaccarèse, Terret noir, Muscardin, Clairette, Picpoul, Picardan, Bourboulenc, Roussanne: 15%, Counoise 10% e Syrah 10%. A maturação é por um ano em foudres de carvalho. É também preocupação dos produtores que a madeira não predomine. O vinho é extremamente aromático, principalmente depois de um tempo de decanter. Tem notas florais em meio a amoras, coulis de framboesa, figo, alcaçuz e baunilha. Depois de um tempo surgiram notas de tabaco, café e chocolate. Parece muito, né? Exagero? Não! O vinho vai se transformando. É um camaleão! Característica de grandes vinhos. Em boca, apesar de intenso, mostrava grande frescor, taninos finíssimos e um final especiado interminável. Uma maravilha! Esse é grande, mesmo. Só por referência, a Wine Spectator também achou, lhe outorgando 96 pontinhos.  
Foi oferta do Carlão em seu aniversário, ainda em 2014. Valeu!




4 comentários:

  1. Flávio,

    Tenho esse mesmo vinho aqui, mesma safra. Não estava pensando em abrir antes de 2017. O que acha, bebo logo, já que está em um grande momento, ou espero mais?

    abraços,

    Alexandre (DF)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre,
      Tens uma preciosidade na adega então... Que beleza! É realmente um dilema. Abrir ou esperar? Mas eu acho que apesar de belíssimo agora, ele ainda ganhará com adega. Se eu tivesse um desses aguardaria mais um pouquinho. Acredito que em 2017 ele estará uma maravilha! Será que você resistirá? rsrs.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
  2. Putz...E eu que tenho 2 garrafas do Beaucastel 2010...Vou ter que esperar até 2020! Hahaha

    Obs: Um amigo me trouxe da Espanha uma garrafa do Valduero 6 Años 2005. Tô doido pra abrir...Vamos torcer pra que esteja bom!

    Abraço,
    Rubão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Rubão! Tava sumido, meu amigo!
      Quero ver você aguentar guardar estas belezas de Chateauneuf... Ainda mais sendo da grande safra de 2010.... rs. Não dou um ano e você já tasca o saca-rolhas em uma... rs.
      Quanto ao Valduero 6 Años, sou suspeito para falar, pois sou fã incondicional do danado! Tempos atrás um amigo levou uma garrafa dele prá gente beber. Se não me engano era o 2005... E estava uma maravilha! Vou recuperar a foto e fazer a postagem. É um vinhaço. Depois me fala o que achou.
      Grande abraço e esteja sempre por aqui.
      Flavio

      Excluir