quinta-feira, 23 de maio de 2019

Bressia Conjuro 2013, Pêra-Grave Reserva e outros

Noite da confraria no Cabanha, com muita carne e vinho para escoltá-la. O primeiro, este abaixo levado pelo nosso querido amigo Rodrigo.

Bressia Conjuro 2013: Argentino de vinícola boutique, com produção pequena (apenas 2.800 garrafas). Corte de Malbec, Cabernet Sauvignon e Merlot, em proporções de 50/30/20. Muito bem feito, com aromas de frutas silvestres e especiariais, em fundo abaunilhado. Em boca, ótimo conjunto, com acidez aportando frescor e taninos redondos. Sem exageros e com final longo. Belo vinho!

Do lado direito do Bressia, dois Cabernet Franc. O primeiro deles é o argentino Matilda Gran Cabernet Franc 2016, da bodegasLa Azul, levado pelo Joãozinho. O segundo é o chileno Valdivieso Single Vineyard Cabernet Franc 2013, levado por este que vos escreve. Dois estilos bem distintos de Cabernet Franc. O Matilda é mais extraído, com notas de ameixa, defumadas, chocolate e especiarias. Em boca é denso, mastigável, com taninos redondos e final levemente herbáceo. O Valdivieso vai mais para o estilo Loire, com notas de amoras silvestres, azeitona preta e pimenta-do-reino. Em boca mostra mais clareza, acidez convidativa e taninos finos. Final picante. Eu, particularmente, prefiro o Valdivieso. Aliás, o pessoal nem notou, mas ele evaporou logo, o que mostra que agradou. O Matilda é para tomar em grupo. O último da foto, um Pêra-Grave Reserva 2013, foi levado pelo Paulinho, Rei dos Portugueses. Um belo vinho, que se destacou nessa safra. Já pintou em nossos encontros algumas vezes (clique aqui), e dispensa mais comentários.

El Enemigo Bonarda 2014, levado pelo JP. Vinho novomundista, com Bonarda concentrada, muita fruta madura, mas boa acidez e taninos finos. No começo, parece até que vai enjoar, mas com o tempo, agrada e escolta muito bem a carne. É perfeito para acompanhar um churrascão. 

El Primer Paso 2015, do Domínio del Bendito. Espanhol da região de Toro. Aromas e paladar doce, com fruta madura, muito cravo e especiarias doces. Para mim, faltou-lhe acidez e, consequentemente, frescor. Passo el Primer Paso. Levado pelo Tonzinho.








Nenhum comentário:

Postar um comentário