segunda-feira, 22 de julho de 2019

Brunello di Montalcino Ciacci Piccolomini Vigna di Pianrosso Riserva Santa Caterina D'Oro 2001: Para os 18 anos de meu filho!

Comprei este Brunello di Montalcino Ciacci Piccolomini Vigna di Pianroso Riserva Santa Caterina D'Oro 2001 há uns bons anos, pensando no aniversário de 18 anos de meu filhão, que nasceu em 2001. Ele teve a sorte de nascer em um ano de belos vinhos na Itália. E este Brunellão, de vinícola centenária, foi um ótimo representante da safra, aberto no dia do aniversário de meu filho. É o vinho top da vinícola, feito com uvas selecionadas do vinhedo Pianrosso, de apenas 12 hectares. O vinho matura por 4 anos em botti de 2000 e 3000 litros de carvalho da Eslavonia, e mais um ano de afinamento em garrafa. O vinho é especial. Bela cor brilhante e aromas complexos de flores, cereja, chá, couro e especiarias. Em boca, ótimo corpo, acidez perfeita e taninos finíssimos. Grande persistência e final especiado. Uma beleza de Brunello, digno da data! Só para se ter uma idéia, a WS lhe outorgou belos 98 pontos. O nome é grande, o vinho também! A propósito, meu filho bebeu só uma tacinha, pois não curte bebida alcoólica. Eu tive que me esforçar e liquidar a garrafa.







6 comentários:

  1. Que pecado... digo, liquidar toda ela... (risos)
    Lembra onde comprou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um sofrimento, Carlão...rsrs. Eu comprei duas garrafas do danado na Vinci, quando ainda importavam. Paguei caro, mas ainda um preço muito convidativo para o vinho. Vi que agora os vinhos do produtor estão sendo comercializados pela Vinho e Ponto. Mas infelizmente, eles não tem mais o Riserva. Mas têm o Brunellão 2010, que deve estar muito bom.
      Abração,
      Flavio

      Excluir
  2. Fantastico, já tive oportunidade de beber um brunello desse produtor e é sensacional, fazia tempo que você não postava. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Ahaaaá! Meu amigo Hélio continua acompanhando o blog! Que ótimo!
    Muito bom o Brunello deles, né?
    Tentarei dar uma atualizada no blog agora nas férias...
    Abraços,
    Flavio

    ResponderExcluir
  4. Grande Flavio!
    Que legal, parabéns ao jovem adulto!
    Minha pequena é de 2011 e os vinhos dessa safra que tenho reservo para brindar datas comemorativas dela.
    Um excelente motivo pra levantar uma taça.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Alexandre!
      Obrigado! Transmitirei os parabéns ao cidadão!
      Que bom que você também reserva vinhos para celebrar com sua filha. Sem dúvida, é um grande motivo para levantar uma taça. E no caso dela, você pode mirar nos portugueses de 2011, hein?
      Grande abraço,
      Flavio

      Excluir