quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Pesquera Reserva 2012, Quinta de Pancas Grande Escolha 2011, Gran Coronas 2013 e Chateauneuf du Pape Ortas L'Episcopal 2009


Dias atrás celebramos o aniversário do Caião, que foi regado a bons vinhos. O primeiro da esquerda, um Gran Coronas Reserva Cabernet Sauvignon 2013, foi levado pelo Tonzinho. Vinho com nervo, bem especiado, picante e com notas de cacau. Toques minerais, boa acidez e taninos ainda por amaciar. Bom vinho, gastronômico, que merece decanter ou mais alguns anos de adega. À direita dele um Pesquera Reserva 2012, levado pelo JP, e que já foi comentado aqui no blog. Então, não precisa de mais comentários. Só reafirmo que estava muito bom! Ao lado dele, o Quinta de Pancas Grande Escolha 2011, levado por este que vos escreve. Vinho de Lisboa, top da vinícola, e que agora ganhou o nome de Grande Reserva. Esse, da bela safra 2011, foi feito com Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon e Petit Verdot. Nariz frutado, com especiarias (alcaçuz e pimentas) e notas vegetais. Em boca é denso, mineral e com final longo e especiado. Ainda não atingiu o seu ápice e se for bebido agora, merece decanter. Um ótimo vinho, que confirma o crescimento cada vez maior da região de Lisboa.
E para finalizar, o Chateauneuf du Pape Ortas L'Episcopal 2009, levado pelo Caião. Chateauneuf com Grenache majoritária (o que eu gosto), Syrah, Mourvedre e Cinsault. Já com seus 10 anos ainda mostra muita força. Aromas frutados e de folhas secas, em meio a um toque mineral interessante. Em boca mostra boa acidez, mineralidade e taninos firmes. Sua característica mais seca e menos frutada me agrada e torna o vinho gastronômico. Um bom CdP, mais austero.







Nenhum comentário:

Postar um comentário