quinta-feira, 29 de março de 2012

Aurélio Montes "invadiu" a Califórnia: Napa Angel Cabernet Sauvignon 2006!

Aurélio Montes é sem dúvida um dos responsáveis pelo crescimento dos vinhos chilenos. Já em suas linhas básicas pode-se notar a qualidade de seus vinhos. Mas nas linhas superiores é que a coisa pega: Montes Alpha M, Montes Folly e Purple Angel são de tirar o chapéu. E o "Anjo" resolveu bater as asas além da Cordilheira dos Andes. Seu projeto mais recente é audacioso: Produzir vinhos na Califórnia! E desde que fiquei sabendo de sua nova investida, em um Encontro Mistral, fiquei curiosíssimo para experimentar algum dos seus vinhos produzidos na terra do Tio Sam. E a oportunidade surgiu pelas mãos do amigo Paulão neste último final de semana, quando ele e sua esposa Regina nos deram o prazer da visita. E eu que dizia "O Paulão não tá fraco, não...", mudei para "O Paulão tá é muito forte!". Levou para o almoço um belo Napa Angel Cabernet Sauvignon 2006. Que beleza! Vinho intenso e ao mesmo tempo com grande finesse, típica de Aurélio Montes. Notas de figo seco, cereja e chocolate ao leite, com um fundo de ervas, cedro e leve defumado. Nada daqueles exageros doces de alguns Cabs americanos, nem o excesso de baunilha. E o vinho também mostrava mineralidade. Em boca, macio, elegante, com taninos corretos e sedosos. Vinho muito prazeroso. O danado evaporou logo.
Interessante é que ele não tem agradado muito os americanos. A Wine Spectator, por exemplo, parece que não se entusiasmou muito com ele. E o kiko? Acho que é por que ele foge um pouco do padrão americano. Por outro lado, o provaram em 2008, e eu acho que é vinho que exige um pouco mais de adega (e decanter, antes de beber). Agora, está ótimo! E tem potencial para evoluir muito bem em adega. Eu torço para que o Montes dê seu show na Califórnia. E também para que o Paulão continue forte! Gracias amigo! A propósito, todos os vinhos de Aurélio Montes são importados pela Mistral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário