domingo, 11 de março de 2012

Estava sumido, mas voltei! Com um Pouilly-Fuissé e um Barolo respeitáveis!

E os amigos já estavam pensando que eu havia fechado o blog. Ou então, parado de beber vinho. Bem, digo que foi ligeiramente a segunda opção, por quase duas semanas. Tudo isso devido a um conjunto de fatores, que ia do calor intenso a defesas de teses de meus alunos, que me tomaram muito tempo nos últimos dias. Mas voltei! E estava impaciente para isso. Nessa sexta-feira fui ao Ciao ver o amigo Fernandinho e levei um vinho que ele adora (e eu também). Era um Pouilly Fuissé "Terroirs de Vergisson" 2005, do produtor Verget. Tanto o Fernandinho quanto eu gostamos de dois "Pouillys", o Fumé e o Fuissé. E para os poucos que ainda confundem, os Pouilly-Fumé são produzidos no Loire, com a Blanc Fumé (como chamam a Sauvignon Blanc por lá) e os Pouilly-Fuisse são borgonheses, do distrito do mesmo nome, que se localiza em Mâconnais, e são feitos com a Chardonnay. E ambos são muito bons (quando o produtor é bom, claro). Este Verget 2005 é produzido na comuna de Vergisson, que é uma dos cinco vilarejos do distrito e fica ao norte no distrito. Os vinhos alí produzidos são geralmente mais encorpados que os das outras comunas. E este que levei estava uma beleza! Cor dourada, brilhante, e aromas deliciosos de frutas, como pera, carambola e mamão, em um fundinho de mel. Em boca, untuoso, com ótima textura, levemente glicerinado e com final muito longo. A acidez era perfeita! Delicioso mesmo, e par perfeito para o Escondidinho de Bacalhau que o Fernandinho ofereceu. 
E não é que surgiu o amigo Paulão, cheio de sorrisos e trazendo em mãos um dos meus preferidos! Que beleza! Um Barolo Vietti Castiglione 2006. E aí a coisa pega! Barolo é Barolo, e este estava uma delícia. O vinho é produzido com uvas de um vinhedo pequeno que fica entre Castiglione Falleto, Monforte, La Morra e Novello. O produtor é respeitabilíssimo, e já postei aqui sobre o Nebbiolo Perbacco dele, que é uma bela introdução aos seus Barolos. Este Barolo apreciado começou como sempre, tímido, fechadão, mas em poucos minutos mostrou a que veio: Aromas de pétalas de rosas, ameixa, cereja preta, funghi e uma pitadinha de eucalipto ao fundo. Em boca, amplo, com taninos obviamente presentes, mas corrretíssimos. Uma "marravilha", como diria o Claude Troigros. Par perfeito para o Risoto al Funghi Secchi ofertado pelo Fernandinho. Aliás, os dois vinhos harmonizaram perfeitamente com os pratos. Noite perfeita! Grazie amigos Fernandinho e Paulão!
A propósito, os vinhos de Vietti são importados pela Mistral e os de Verget pela World Wine

10 comentários:

  1. O bom filho à casa torna...
    Sumiu, mas logo reapareceu com a qualidade de sempre.
    Abraço, Flavio!
    PS: que deixaste de beber vinho? Nem considerei a hipótese.

    ResponderExcluir
  2. Grande Alexandre!
    E o bom da volta é ter a visita sempre bem-vinda do amigo! Afinal, vinho sem amigos também não tem graça.
    E vamos em frente!
    Grande abraço,
    Flavio

    ResponderExcluir
  3. TRAIDORESSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    Abs, JP

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkk... mas foi só um Fussezinho e um Barolo JP! Estavam belíssimos, mas ainda longe de um Haut Brion... rsrsrs...
    Abração,
    Flavitz

    ResponderExcluir
  5. Se o João continuar a abrir o armário ao invés da adega, vou mudar de dia e ir nas sextas.... Abração. Caio

    ResponderExcluir
  6. As sextas prometem Caião! E não haverá chance para zurrapa! rsrs... Vc viu que o nogoso foi bão, né?
    Abracao, Flavitz

    ResponderExcluir
  7. Flavio Pouilly-Fuissé é muito bom, sendo do Verget é melhor ainda. Outro imperdível é do Valette vendido também pela WorldWine. Hoje teremos uma degustação faixa-preta aqui em Brasília. O Oscar Daudt (Enoeventos) e meu amigo francês Jo estão chegando hoje para a prova que deve ter um Clos du Calvaire (vinho top do Didier Dagueneau que nunca foi comercializado no Brasil)

    ResponderExcluir
  8. Caramba Eugênio! Faixa-preta dos bons! Dagueneau top é para ficar marcado. Vou aguardar no Decantando os elogios ao danado.
    Abração,
    Flavio

    ResponderExcluir
  9. Flávio, bom dia!
    Vc vai no evento do Gambero Rosso em SP? Sabe como e por quanto compramos convites?
    Grato.

    ResponderExcluir
  10. Grande Vitor!
    Desculpe a demora na resposta. Eu estava enrolado com aulas e bancas esses dias. Eu ouvi falar do encontro mas não tive maiores informaçoes. Vou me informar e te escrevo. Caso vc saiba de algo de um toque.
    Abraços,
    Flavio

    ResponderExcluir