Eu, Wesley e Rafael, no La Rueda |
Nessa última semana, em visita ao restaurante La Rueda, em Puerto Iguazu, Argentina, apreciamos belos bifes de chorizo acompanhados por um Fabre Montmayou Gran Reserva 2009. A vinícola foi montada em 1992 pelo francês Hervé Joyaux Fabre, membro de uma familia envolvida com a viticultura em Bordeaux. A vinícola Fabre Montmayou é considerada a primeira vinícola boutique da Argentina. Ela utiliza de uvas de mais de 60 anos de idade, com baixo rendimento, e adota o cultivo ecológico, sem o uso de herbicidas. Além disso, utiliza leveduras indígenas para a fermentação. Parece que a partir de 2004 a vinícola conta com a consultoria do enólogo português Rui Reguinga. Inclusive, agora está produzindo um blend 70% Malbec e 30% Touriga Nacional, que deve ser interessante.
Bem, o Malbec Gran Reserva que apreciamos é um vinho potente, com muita presença. No início, o álcool aparece um pouco, mas com o tempo fica mais integrado. É um vinho bastante frutado, com notas de ameixa, amora, florais (violeta) e baunilha. Em boca é amplo, com ótima presença. É um vinho menos modernoso que a maioria, e que deve ganhar complexidade com alguns anos de garrafa. Ficou perfeito com o bife de chorizo. Se for abrir um desses, deixe respirar por 30-60 minutos.
Belo desenho no reboco da parede do La Rueda |
Gosto desse vinho, Flavio.
ResponderExcluirAinda não provei essa safra, mas outras mais antigas (2002, 2005).
Só tende a melhorar.
Saúde!
PS: bife de chorizo, na origem, maravilha!
Grande Alexandre!
ExcluirEu não o conhecia. Gostei! Ainda mais quando se paga praticamente a metade do preço que é vendido por aqui, e na mesa de um restaurante! Ai melhora... E como você disse, com um bife de chorizo na origem, ganha um ponto a mais! Eu acho que é um vinho que deve envelhecer bem.
Saúde!
Flavio
Olá Flavio,
ResponderExcluirFico feliz que se identificou com o post! Esse é o intuito!
Muito bom seu blog também, ainda não conhecia e já está adicionado aos que sigo.
Grande abraço,
Raphael.
http://enoffillo.blogspot.com.br
Caríssimo Baruki,
ResponderExcluirObrigado pela visita e comentário! Espero que visite sempre o "Vinhobão". Passarei sempre por seu blog.
Grande abraço,
Flavio