terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Final de tarde na casa do JP: Terrunyo Sauvignon Blanc 2006, Maycas del Limari Quebrada Seca 2008 e Georges Vernay Le Pied de Samson 2007

Já era final de tarde, quente (como tem sido há semanas), quando fomos à casa do JP beber uns brancões. 
O primeiro deles foi levado pelo Paolão, e foi a segunda garrafa que bebi do mesmo vinho em uma semana. Era um ótimo Terrunyo Sauvignon Blanc 2006. Aí vocês podem pensar: Um chileno branco de 8 anos... hummm. Bem, o Terrunyo é um vinho de categoria, e este Sauvignon Blanc, por duas vezes, mostrou que aguenta o tempo. A sua cor dourada, com leve toque esverdeado, denuncia sua idade. Mas ao nariz e em boca é que mostra que evolui bem. Tem notas de maçã verde, herbáceas e minerais. Com seus 8 anos ainda mostra um ótimo frescor. Delicioso!
O segundo vinho foi levado por este que vos escreve, e era um Maycas del Limarí Quebrada Seca Chardonnay 2008. Seu irmão de 2007 já pintou por aqui. Eu sou fã deste vinho, que considero um dos melhores Chardonnay chilenos. Não tem aquele peso tão comum em Chards chilenos. Tudo é bem dosado. Tem notas de pêra, erva doce e leve mel, com um fundinho amanteigado sem exagero. É muito bem feito. O problema dele é o preço, que acho alto. Em sua faixa começa a brigar com bons Chablis de entrada, e aí o negócio pega.
E para finalizar e acompanhar a contemplação de um belo céu estrelado (com direito à estrela cadente e tudo...rs), o JP abriu um Georges Vernay Le Pied de Samson 2007. Mais um belo Viognier deste ótimo produtor. O nome vem do folclore regional, que trata da lenda de um gigante chamado Samson, que fica com um pé em cada lado do Rio Rhône, bebendo as águas do referido. Este Le Pied de Samson é feito com uvas de vinhedos que ficam acima de Condrieu, que anteriormente eram incluídos na denominação. Matura brevemente em vats de 200 litros, sobre as lias finas. É um vinho muito aromático, com notas florais, de pêra e pêssego. Em boca repete o nariz e é muito agradável (como todos os vinhos do produtor). Um branco diferenciado. Muito bom!
Isso aí! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário