sexta-feira, 9 de maio de 2014

Trapiche Iscay Syrah e Viognier 2010: Um Côte-Rôtie Argentino?

Eu gosto dos vinhos da argentina Trapiche. São vinhos muito bem feitos. Da linha superior Iscay, havia apreciado apenas aqueles clássicos, feito com corte de Malbec e Merlot (mais recentemente, Malbec e Cabernet Franc, que ainda não experimentei). Este Trapiche Iscay Syrah e Viognier 2010 eu queria beber há tempos. Li muitos elogios a ele, que é feito aos moldes de um Côte-Rôtie, com uma pitadinha (3%) da branca Viognier que é co-fermentada com a Syrah. A Decanter lhe atribuiu as máximas 5 estrelas e li muitos elogios a ele na rede. E o JP resolveu matar nossa curiosidade e nos brindou com uma garrafa deste vinhão. O vinho é muito aromático, com notas florais e de amoras, mirtilo e cassis, em meio a pimenta do reino e alcaçuz. Em boca é amplo, intenso e mineral. Embora novo, os taninos já se mostram muito corretos. O final é longo e especiado, com um fundinho cítrico. Um vinhão! De muita presença. Deve ficar uma beleza em uns 2 anos. Mas este já foi... Valeu, JP! Vinho de primeira. Só que deve chegar caro aqui no Brasil. 

Ps. Espero que meus leitores ponderem e entendam o título da postagem.


4 comentários:

  1. tb sou fã da trapiche as vezes que fui a Argentina sempre bebi um cabernet franc que não vem pra cá chamado fon de la cave que acho simplesmente fantástico pelo preço que cobram essa linha sou curioso tb, mas acima dos duzentão fica complicado pra mim. Deixa te perguntar algo, não tenho costume de beber borgonhas porque são muito caros e vc como meu ídolo e guru, felizmente tem podido apreciar alguns, vc conhece o Louis Latour Chateau Corton Grancey Gran Cru? Acho que consegui uma barganha ao comprar num queima aqui em bsb uma garrafa 2005 desse vinho por 249 lascas...se puder me ajudar ficarei no aguardo, não encontrei na net nenhuma publicação confiável sobre ele....sei apenas que é um blend de pinots

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hélio,
      Rapaz, eu vi uma garrafa deste Cabernet Franc que você cita, da Trapiche, em uma loja aqui de São Carlos. Voltarei lá para conferir... O duro do Iscay é realmente o preço que chega aqui, meio salgado. Já começa a beirar Côte-Rôtie...rs. Uma dica é o El Enemigo Syrah-Viognier da Mistral, que está por bons 110 Reais. Vale a pena.
      Então, quanto ao borgonhão, eu acho que você fez uma ótima compra. O produtor é bom e o vinho foi elogiado. A Wine Spectator, que costumava não ser muito amável com os borgonhas, lhe outorgou 92 pontos e muitos elogios. Citam que é muito sedoso, com notas de cereja em compota e especiarias. Que o cerne é levemente doce, mas equilibrado pela ótima acidez. Também mencionam que ele estará bom para beber de 2012 a 2028. No entanto, no site da vinícola sugerem de 2009 a 2015. Sei que você não resistirá. O vinho é mesmo feito com uvas de 4 diferentes áreas do Grand Cru Corton: Les Bressandes, Les Perrières, Les Grèves e Clos du Roi. A proporção de cada varia em cada safra. Vi no site da vinícola que Grancey era o nome dos antigos proprietários do Chateau ante de ser adquirido pela familia Latour em 1891. Bem, eu acho que você fez um ótimo negócio, pois o preço dele nos EUA está por volta de 80 doletas. Ou seja, você pagou só um pouquinho mais que o preço de lá. Aqui, com todo o custo Brasil, chegaria bem mais caro. Aliás, vi o 2009 em uma loja por mais de 700!
      Grande abraço,
      Flavio

      Excluir
  2. Obrigado meu ídolo, quanto ao el enemigo, confesso não gostei, mas sou suspeito, não gosto dos vinhos da catena, se achar e esse fon de la cave cabernet franc me fala o preço do frete que te mando a grana esse vinho é ótimo, mas a faixa dele não pode passar dos 60 mangos... grande abraço e muito obrigado..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Hélio!
      Já está enjoado dos Catenas? O que faço é ficar sem beber um tempão e depois volto para provar alguns. Este Syrah me agradou (embora o Iscay seja bem mais rico... Mas é bem mais caro também).
      Pode deixar que vejo aqui o Fon de La Cave e te falo. Tomara que eu encontre.
      Abração,
      Flavio

      Excluir