domingo, 1 de novembro de 2015

Duas Quintas Reserva 2009: Muito bom!

Desse vinho, sou fã de carteirinha! Procuro apreciar em todas as safras. E esse Duas Quintas Reserva 2009 não fugiu à qualidade da linha produzida pela Ramos Pinto. É feito com uvas selecionadas da Quinta da Ervamoira e da Quinta dos Bons Ares. As castas (Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Barroca) são vinificadas vinha por vinha e casta por casta, para depois elaboração do blend. O vinho matura em pipas de carvalho ovo por 18 meses e envelhece um ano em garrafa antes de sair ao mercado. Quem conhece o Duas Quintas Reserva sabe de suas características. É denso, sem ser enjoativo, e a mineralidade é patente. Sua cor é escura, densa, como de um café forte. Tem aromas de ameixas secas, amoras, alcatrão, pó de café, azeitonas pretas e especiarias. Muito rico! Em boca, repete o nariz e mostra taninos redondos e levemente terrosos. A persistência é longa e o final com notas de alcatrão e especiarias. Não é vinho para quem espera explosão de frutas. É para quem busca algo além disso. E ele tem. Eu acho um vinhaço! Continuarei apreciando safra a safra. Essa garrafa foi aberta e ofertada por meu cunhado Bú, em Jaú!


10 comentários:

  1. Boa tarde, Flávio. Não poderia deixar de comentar com você que acabei de sair da Super Adega aqui em Brasília e comprei duas garrafas do Duas Quintas Reserva, uma de 2008 e outra de 2009, por 92 reais cada garrafa. Pelo site está um pouco mais caro, mas ainda está com ótimo preço. Ainda havia algumas poucas garrafas na adega. Nunca tomei esse vinho, mas tenho certeza que vou ter uma boa experiência pelos comentários do blog. Espero que possa aproveitar. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Felipe!
      Que bom ter leitores antenados e de bom gosto! Já fiz minha compra lá. Valeu pela super dica! Eu gosto muito deste vinho. Ele é mais sóbrio que o seu irmão menor. Menos fruta, mais mineral, gosto muito. Tenho certeza de que você gostará. Depois me fala o que achou.
      Grande abraço,
      Flavio

      Excluir
    2. Que ótimo vc ter aproveitado também. No site da garrafera nacional o 2011 está por 107 reais. Incrível...

      Excluir
    3. Incrível mesmo. Foi uma ótima compra! Eles fizeram uma pequena confusão e me disseram que não tinham mais o 2009, só o 2013. Tinha ficado ainda mais feliz. Não por que o 2009 não esteja excelente, mas por que ainda não provei o 2013. Mas era o 2009 mesmo. Vinhão! Depois me fala o que achou dele.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
  2. Pois é, meu amigo. Parte do prazer nesse mundo dos enófilos está na busca por boas oportunidades de compra. Na verdade, no nosso Brasil, é mais que um prazer, uma necessidade. Deixarei minhas impressões em breve. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colocações mais que perfeitas, meu amigo! Eu fico muito feliz quando faço uma boa compra. Parece que o vinho fica até mais gostoso, não? rs.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
    2. Com certeza. Inclusive, já que estamos nesse tema, a seleção do clube premium da Wine esse mês está muito interessante. Amat safras 2008 e 2012 com preço melhor do que eu peguei no Uruguai. Tomei o 2009 que trouxe de lá e gostei bastante. Vinho elegante, mas com a pegada característica da Tannat. Vale a pena conferir.

      Excluir
    3. Outra ótima dica! O Vitor, do saudoso "Louco por vinhos", também me falou desta seleção. O duro é que não sou mais sócio. Teria que entrar para comprar. Aí já não sei se vale a pena.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
    4. Você pode cancelar a assinatura logo depois de receber essa seleção. Vai ser como se tivesse feito apenas essa compra. Já fiz isso uma vez. rsrs. Desculpe fazer do campo de comentários um bate-papo. rsrs. Abraço.

      Excluir
    5. Oi Felipe,
      Não tem problema o bate-papo! Pelo contrário, é legal! O blog é para isso mesmo. O Vitor me sugeriu fazer isso também. Vou ver se faço, pois gosto do Amat. Você definiu bem, ele é elegante mas tem a Tannat na alma.
      Abraço

      Excluir