quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Giorgio Primo 2008, Amarone Tommasi 2007, Zuccardi Aluvional Gualtallary 2013, Chateauneuf du Pape Chemin des Papes 2012 e Domaine de Montille Volnay 1er Cru Les Brouillards 2008

Fazia um bom tempo que o Tonzinho não nos brindava com suas habilidades culinárias. Desta vez mandou uma boas carnes e um macarrão à carbonara de tirar o chapéu. E para acompanhar, ótimos vinhos. O rei da noite, para mim, foi o Giorgio Primo 2008 levado pelo JP. Apesar de terem tirado a Sangiovese do corte (este 2008 é feito com Merlot, Cabernet Sauvignon e Petit Verdot), o vinho continua grande. Perfumado ao nariz, com notas florais, de madeira bem colocada, amoras, café e minerais. Em boca, repete o nariz e mostra grande frescor e mineralidade. Camadas de taninos e final longo e mineral. Uma beleza de vinho! O Caião disse que já levou outras vezes para gente. Só se foi para a outra confraria que ele participa, pois na nossa, nunca levou. Bebemos o belo e premiado 2006 em um final de ano (clique aqui). Eu bebi um excelente 2004 tempos atrás. É um grande vinho, sempre.
Mas a noite teve outros vinhões, mostrados nas fotos abaixo.

O da esquerda, um Chateauneuf-du-Pape Chemin des Papes 2012, levado pelo Caião, não me agradou. Meio rústico, madeira aparente, certo amargor. Não me convenceu.
O do meio na foto é um Amarone della Valpolicella Clássico 2007, levado por este que vos escreve. O tempo lhe fez muito bem. E olha que não sou lá muito fã de Amarone. Mas este estava no ponto certo, com muita vida, aromas florais, cerejas secas, passas e toques minerais. Em boca, ótimo volume, ótima acidez e taninos sedosos. Final longo e levemente adocicado. Um belo Amarone!
O Thiagão mandou bem e levou um Zuccardi Aluvional Gualtallary 2013. Aqui o destaque total foi para os aromas de ervas frescas que exalavam do vinho, principalmente a sálvia, bem saliente. Em boca, ótimo frescor e taninos finos. E a sálvia, tava lá... Um vinho bem diferente dos Malbecs tradicionais. Diferenciado! Para carne assada e alguns anos mais na adega. Ótimo vinho!
E como o Tonzinho ainda não estava satisfeito, foi na adega e trouxe o Domaine de Montille Volnay 1er Cru Les Brouillards 2008, que estava uma delícia! Aromas de frutas maduras, morangos, cerejas, notas amadeiradas e terrosas. Em boca, acidez moderada e fruta madura. Taninos sedosos e final frutado. Muito gostoso! Para encerrar a noite com classe.





Nenhum comentário:

Postar um comentário