domingo, 11 de novembro de 2018

Noite com Doda 2010, B-Crux 2009, Lindaflor 2008, Romaneira 2005, Brunello Cordella 2006 e Crasto Vinhas Velhas 2010

Já faz um tempinho que bebemos os vinhos a seguir, em noite no Barone. Foram belos vinhos, com destaque para o trio lusitano, que trazia entre eles um belo Doda 2010 ofertado pelo Paolão. O vinho é um projeto dos grandes Dirk Niepoort e Álvaro Castro, por isso o "Do" de Douro e o "Da" de Dão. O 2010 foi a nona edição do projeto, iniciado em 2000. Segundo Rolf Niepoort, pai de Dirk e impulsionador do projeto,  “o vinho Português ideal será aquele que consiga aliar a elegância, frescura e longevidade dos vinhos do Dão à estrutura e potência dos vinhos do Douro, que consiga conciliar a fruta dos solos de xisto do Douro com os aromas de caruma e mineralidade dos solos graníticos do Dão.” Até 2004 o Doda era chamado Dado. O 2010 foi feito com 60% de um lote de vinho do Douro, oriundo da Quinta de Nápoles, que possui vinhas muito antigas (uma delas com mais de 120 anos), e de 40% de um lote do Dão produzido na Quinta da Pellada. O corte leva Jaen, Tourigo, Alfrocheiro, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Amarela e Tinto Cão. O vinho estagiou durante 21 meses em barricas de carvalho francês, onde foi realizada a fermentação maloláctica. Após a união dos lotes, o vinho foi engarrafado sem qualquer colagem ou filtragem. É um vinho com aromas de frutas silvestres, florais, pinho, especiarias e minerais. Em boca mostra muita finesse, frescor e taninos finos. É um vinho de muita classe, elegante e com grande potencial de guarda. Ótima pedida, Paolão!
Mas a noite teve ainda outros grandes vinhos, mostrados na foto abaixo.

O primeiro da esquerda é um Lindaflor 2008, levado por não sei qual dos confrades, e que já pintou aqui no blog. Segue na foto o Doda 2010, já descrito, e o argentino B-Crux 2009, de O-Fournier, levado pelo Paulinho. Corte de 50% Malbec, 35% Tempranillo e o restante Touriga Nacional. Um corte um pouco inusitado para a Argentina, mas que vai bem. Ao nariz, notas de cerejas, ameixas, florais, tostadas e abaunilhadas. Em boca, boa acidez, notas de especiarias e taninos redondos. É um mini Alfa-Crux, em um estilo mais modernoso.
Depois do B-Crux, um belo Crasto Vinhas Velhas 2010, que já pintou por aqui. Mas é bom ressaltar: Grande vinho, sempre! Não me lembro quem levou.
Depois do Crasto, um ótimo Brunello di Montalcino Cordella 2006, levado pelo Joãozinho. Vinho de grande safra e em um estilo mais "amigável", com taninos não muito pegados. Cor bonita, rubi, e aromas de framboesas e cerejas, em meio à baunilha e um toque terroso interessante. Um bom Brunello, para agradar até mesmo quem acha o vinho nervoso. 
E para finalizar, um ótimo Quinta da Romaneira 2005, levado por este que vos escreve (pela segunda vez), coincidentemente, em outra noite que também pintou o Crasto Vinhas Velhas 2010 (clique aqui). 





Nenhum comentário:

Postar um comentário