sexta-feira, 15 de outubro de 2010

A volta do cara! Como diria o Caião... Aalto e outros mais...

Ontem foi minha volta à Confraria do Ciao, depois de faltar por duas semanas seguidas. A saudade era grande e a recepção não poderia ser melhor. Todos estavam lá, com o carinho de sempre. A noite foi muito boa e os vinhos estavam todos muito bons. Paolao levou um embrulhado, para descobrirmos. Sinto muito mas tive que matar, depois de duas semanas na Espanha não foi dificil. Mas o produtor não deu... Até pensei em arriscar um Marques de Riscal Gran Reserva 2000, mas acabei ficando só no Espanhol, com 8 a 10 anos de idade. Cheguei perto. Era um excelente Marques de Cáceres Reserva 2000. Vinho já de boa idade, ainda com boa fruta (cereja) mas com notas de couro e tabaco tipicas de um bom senhor. Os taninos redondinhos, redondinhos. Uma beleza! Caprichou, hein Paolao? O amigo João Paulo nos brindou com o patagônico Chacra cincuenta y cinco de 2006. Um belo vinho, redondo, elegante, boa fruta, tostado gostoso, mas que a meu ver não traz consigo a tipicidade da Pinot Noir. Mas é muito bom. O amigo Rodrigo levou o sempre bom Quinta do Vallado, já do ano de 2008. Tomei alguns do 2007, que estão excelentes, mas este 2008 não fica atrás. Aliás, a madeira aparece menos que no 2007. Um vinho redondo, com bom corpo e boa fruta. O Caio, Papai recente, levou um belo Pombal do Vesúvio 2007. Belo vinho de um grande ano, com notas de cereja e amora madura. A madeira aparece mas é bem integrada.  Ao fundo notas de especiarias e café. Caprichou Caião! Nosso querido Tom levou um Portuga sempre bom, o Esporão Reserva 2007. Vinho de um grande ano e que sempre agrada pela boa fruta e bom corpo. Notas de amora madura e baunilha. Gostoso mesmo. Pode ser guardado por bons anos da adega que será recompensa certa.
Eu levei um Aalto 2006. É um vinhaço, suculento, de encher a boca, com taninos redondos e com tudo muito bem integrado. Tem notas de amoras, ameixa, café, chocolate e alcaçuz. É um vinho sedoso e com final longo. Já está excelente agora, mas deve crescer muito nos próximos anos. Vamos ver como ficará a garrafa que guardei na adega. Bem amigos, a noite foi muito boa. Obrigado pela recepção!

4 comentários:

  1. Caio Seabraoutubro 16, 2010

    Flavinho, o título do blog está corretíssimo... vc é o cara. Abraço e que bom que voltou.
    Caião.

    ResponderExcluir
  2. Grande Caio!
    Na verdade eu deveria completar a frase assim: A volta do cara feliz! Afinal, tendo amigos como vocês não tem como não ser, e muito! Também estou super feliz de estar de volta.
    Grande abraço,
    Flavio

    ResponderExcluir
  3. Flavio,
    Embora a palavra recorrente no universo do vinho seja a diversidade, é bom quanto encontramos opiniões que casam com a nossa.
    Foi a palavra que usei, quando da degustação, para definir esse Esporão Reserva 2007: vinho gostoso.
    E, coincidência que vejo agora, comprei um Marquês de Cáceres Reserva, pero 2004.
    Ai, ai, esse mundo do vinho é uma "cachaça" mesmo.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Pois é Alexandre, sempre é bom encontrar opiniões coincidentes. O Esporão Reserva é muito gostoso mesmo. E envelhece bem o danado. Ah, tenho certeza de que você gostará do Cáceres Reserva, ainda mais este da bela safra de 2004! Esperarei no seu blog suas impressões sobre ele.
    Abração,
    Flavio

    ResponderExcluir