sábado, 27 de novembro de 2010

Señorio de San Vicente 1999, Quintas de Pancas Reserva Especial 2003 e Tokaji Disznoko 1993


Hoje à tarde, e entrando pela noite, tomamos 3 vinhos que me marcaram. Há tempos não tinhamos uma experiência tão bem sucedida. Bem, a comida estava boa: Cordeiro, Bife do Açougueiro, Picanha... e os vinhos, maravilhosos. As companhias agradabilíssimas: Paulão e João Paulo. Vamos aos vinhos. 
O primeiro deles foi um que eu trouxe de Campello, cidadezinha vizinha de Alicante, Espanha. Um Señorio de San Vicente 1999. Um estrondo. Tempranillo envelhecido, de Rioja, de cor atijolada, aromas de cereja e especiados. Em boca, elegante ao extremos e com taninos mais que redondos. O vinho foi ganhando muito depois que foi respirando. Difícil bater este danado - Primeira linha! Se for à Espanha, guarde um lugar na mala para um destes.
O segundo foi um trazido pelo Paulão, o Quinta de Pancas Reserva Especial 2003, de Estremadura (atual Lisboa). Os vinhos da Quinta de Pancas não seguem modernismos. São vinhos elegantes, de corpo médio e que agradam por seu equilibrio e boa fruta. Este estava sensacional. Apesar da idade ainda mostrava boa fruta, principalmente cereja. Depois de um tempo podia-se notar morango, como um borgonha. Complexidade sem igual. Sensacional! Esse não mais, mas outros 2003 devem ter ainda alguns anos de vida. 
E para fechar, abri um Tokaji 1993 5 Puttonyos, da Disznoko. Comprei este vinho também em Campello, sem saber que tinha sido o sexto vinho da WS em 1998. A cor do danado é diferente de todos os outros Tokaji que já bebi. Vejam a foto do vinho na taça ao lado da garrafa. Cor escura, como um bom tinto. Incrível! Parecia um néctar dos Deuses! O melhor Tokaji que já experimentei. No nariz, além do Botrytis, sentia-se uma complexidade incrível. O mais impressionante era o aroma de coco queimado, que combinou demais com o bolo de côco e ameixa que minha amada Terumi comprou. Realmente, uma experiência sem igual. Ainda bem que tenho outra garrafa...

2 comentários:

  1. Aí Flávio,

    Que inveja desse Señorio San Vicente 1999 que você comprou. Só de ver a foto já dá água na boca. Comprei um 2002 mas ainda não recebi, assim que chegar vou degustá-lo.

    Um abraço.

    Eugênio.

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo Eugênio,
    Foi por sugestão sua! Belíssimo vinho! Fiquei fã. Espero que aproveite também a 2002.
    Abraços,
    Flavio

    ResponderExcluir