quinta-feira, 22 de março de 2012

Briga de Merlots: Stags Leap 05, Má Partilha 07 e o suiço Terra Matta 09

Ontem fui à casa do amigo Carlos para uma degustação de Merlots de diferentes procedências. Chegando lá ele já estava com duas garrafas abertas, uma do português Má Partilha 2007 e outra do californiano Stags Leap Merlot 2005. Eu levei um mais inusitado, da Suiça, o Terra Matta Merlot 2009. Vamos a eles! O Stags Leap é um vinho redondo, muito aromático (já senti ao descer a escada da adega do Carlão) e de estilo americano clássico. A fruta, representada pela ameixa bem madura, fica envolta em muito alcaçuz, baunilha e café. Os taninos são redondos e o vinho desce muito fácil. Vinho gostoso e sem arestas! Novo mundo típico. O Má Partilha foi para mim a decepção. Já bebi outros menos arredios. Neste da bela safra de 2007 a madeira é muito presente, talvez produto do longo estágio em barricas novas de carvalho francês. A fruta fica escondida em meio a madeira e especiarias. Mesmo depois de muito tempo aberto não melhorou. Acredito que pode melhorar com anos de adega. Vamos ser pacientes e dar-lhe tempo. 
E o Merlot suiço que levei? Uma boa surpresa! O vinho é produzido pela vinícola Fratelli Matasci, na DOC Ticino, em Tenero-Contra (Ticino), localizada no centro sul da Suiça, próxima à divisa com o nordeste da Itália. Fica na porção norte do Lago Maggiore. A influência italiana é sentida até no contra-rótulo, escrito em italiano. A vinícola usa bastante a Merlot, inclusive para produzir rosés e até brancos, em cortes com a Chardornnay e Sauvignon Blanc e também sozinha. Este Terra Matta Merlot 2009 é da Linea Terroir, elaborada com vinhas selecionadas. O vinho não passa por madeira e tem pouco álcool (12,5%). É um vinho leve, aromático, com notas florais, de frutas (cassis) e um pouquinho de noz-moscada e cravo. Em boca é leve, fácil de beber e bem alegre. Uma ótima surpresa! Ficou na outra extremidade dos outros dois provados. Eu gostei!
Valeu a experiência com os 3 Merlots, totalmente distintos. Grazie Carlão!

4 comentários:

  1. Flávio,
    O blog ficou chique, hein?! Gostei.
    Parabéns também pelo post contra as odiosas salvaguardas.
    Sempre fui fã desse Má Partilha. É uma pena que eles tenham exagerado na madeira dessa vez. Vou passar a safra. Que venha a 2008!
    Abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Vitor!
      Obrigado! Eu estou fazendo uma experiência com este novo visual. Tem um amigo que não gostou muito, disse que o outro é mais tradicional. Eu achei este mais dinâmico. Bem, vamos ver como fica... Então, quanto às Salvaguardas, espero que não se transformem em um tiro no pé dos produtores que as apoiaram e também um pesadelo para nós consumidores. Além claro, de prejuizo para os pequenos produtores, que sempre saem perdendo nestas horas. Vamos torcer para que não vinguem!
      Então, eu também gosto do Má Partilha, mas este 2007 está bem carregado na madeira. Talvez o tempo o dome. Sabe que tomei o 2008 e não achei tão exagerado.
      Grande abraço!
      Flavio
      ps. Ah, estava me esquecendo: Escreva para contato@cristinaneves.com.br para buscar informações sobre o Gambero Rosso (ou ligue 11 5092 3248). É um pouco enrolado o negócio...

      Excluir
    2. Flávio,
      Mandei um e-mail e fiz uma figa aqui. Já esperava que não seria fácil conseguir um ingresso. Quando tiver resposta, te falo.
      Abç.

      Excluir
  2. Então, no segundo dia após a abertura dessa garrafa eu e o Akira matamos o Má Partilha... e era outro vinho... Olha aí, não é uma safra pra deixar passar, é uma questão de como servir...

    []s,
    Carlos

    ResponderExcluir