quinta-feira, 31 de maio de 2012

Ué, a Wine Spectator começou a gostar dos Brunellos Biondi-Santi???

Pois é, sempre achei que há enormes injustiças em avaliações. E a lista é farta! Mas um produtor que sempre achei bastante injustiçado é o grande Biondi-Santi. Criador dos portentosos, e por mim amados, Brunellos, o produtor teve apenas 10 de seus vinhos com nota igual ou acima de 90 pontos. Incrível isso, quando vemos uma enxurrada de argentinos, chilenos, americanos e outros tantos, batendo fácil esta marca. Seria o fruto da banalização daquela barreira que para mim é a diferença entre os grandes vinhos e os bons vinhos? Acho que sim. Mas fiquei feliz quando o Brunello Biondi-Santi 2006 faturou 94 pontos e também agora, quando vi o seu Brunello Tenuta Greppo Riserva 2006 faturar 97 pontos. O que aconteceu com a WS? Ficou boazinha de uma hora prá outra? Abriram o vinho um dia antes, deixaram respirar, como recomenda o produtor, e o apreciaram com uma belíssima bisteca fiorentina??? Começaram a apreciar vinhos de verdade? Ou será que Biondi-Santi está fazendo vinhos que agradam mais o gosto americano? Acho (e espero) que não. De qualquer forma, independente dos 97 pontos, em se tratando de Biondi-Santi, deve ser uma maravilha. Lembro-me muito bem do segundo Encontro Mistral que fui, acho que em 2002, quando no final da noite, havia um estande vazio e um italiano com seu terno elegantíssimo (nem precisava dizer isso, né?) me olhou e ofereceu orgulhoso seu "Brunello de Montalcino Riserva 1997"!!! Tufou a taça sem dó e ficou me olhando apreciar o néctar. Meu Deus! Que maravilha! Ele, me vendo estupefado com o vinho, sorriu e me serviu mais duas belas taças (à Italiana, não Francesa...), enquanto contava a história do vinho. Esqueci quase tudo que havia bebido naquela noite. Não tenho dúvidas: Este Biondi-Santi Riserva 97 foi o melhor Brunello que bebi em minha vida. E por que não dizer, um dos melhores vinhos que apreciei. Só fiquei triste quando olhei quanto custava a botella... Ah, e só por curiosidade, o vinho, da histórica safra de 1997, teve meros 91 pontos da WS...rs. Abaixo coloco o comentário sobre o 2006 na WS:

Biondi-Santi Brunello di Montalcino Tenuta Greppo Riserva 2006


97 points:
A mix of sweet cherry, raspberry, floral, tobacco, tea and balsamic flavors mingle in this complex, layered red. The acidity and tannins are present and well-integrated as this remains elegant and harmonious on the lingering finish. There’s a racy aspect, with a tobacco and mineral aftertaste. Best from 2016 through 2035. From Italy.—B.S.

2 comentários:

  1. Muito bom Flavitz!
    Abs, JP

    ResponderExcluir
  2. Êeeee... O JP voltou! Obrigado JP! Podíamos tomar um desses, hein? Ah, já troquei o vinho de ontem por um Sauternes e um Rutherglen States Muscat, de sobremesa... Para um queijinho azul...rsrs.
    Abraços,
    Flavio

    ResponderExcluir