domingo, 4 de fevereiro de 2018

Colares Adega Viúva Gomes Reserva 1965: Uma experiência única!

O meu amigo Akira me disse, há algum tempo, que havia me trazido um vinho de Portugal de presente. E que era algo especial... Ao receber o presente, não tive dúvida, saca-rolhas nele imediatamente! Era um português Colares Adega Viúva Gomes 1965! Eu tinha muita curiosidade para conhecer este vinho tradicional de Portugal. 
A região demarcada de Colares é caracterizada pela exposição a ventos, nevoeiros matinais e solos arenosos com vinhas em pé-franco. As suas vinhas resistiram ao ataque da filoxera, pelo solo arenoso e pela profundidade de suas raízes, que chegam a mais de 8 metros. A região foi demarcada em 1908, sendo a segunda mais antiga de Portugal. Ela se localiza numa zona de dunas, no litoral de Sintra, entre a serra e o oceano Atlântico. A área cultivada antigamente era bem maior, mas atualmente, parece que apenas 25 hectares são cultivados. As castas principais da região são a Ramisco para os tintos e Malvasia, para os brancos. A característica comum, para tintos e brancos, é a longevidade! São vinhos amigos do tempo! A casta Ramisco é conhecida pela grande acidez natural, o que deve contribuir para a longevidade de seus vinhos. A Adega Viúva Gomes produz vinhos em Colares desde 1808 (ver foto da sede, abaixo). Este Colares Adega Viúva Gomes Reserva 1965, segundo o site da vinícola, foi feito com 95% Ramisco (não sei o restante). Fiquei com medo ao abrir, pois a rolha estava escura e um pouco frouxa. Mas o vinho, estava perfeito! A cor pode ser vista em foto que coloco abaixo. Forte para um vinho desta idade. Ao nariz, lembrava castanha portuguesa cozida, em meio a notas terrosas, frutas secas e notas amadeiradas. Em boca repetia o nariz e mostrava muita maciez, com uma textura levemente licorosa. A fruta já dava lugar a outras características, mas ainda sobrava um fundinho de cereja em licor, ou algo assim. É um vinho senhorío, muito elegante! Dizem que os mais novos também têm características parecidas. Quero beber um dia para comparar. O fato é que o vinho é uma experiência única, pela idade e pelas características peculiares. Eu gostei muito! Obrigado, Akira!

Nesta foto dá para ver a safra do danado, próximo ao gargalo... Este ano é bom!!!!

E para quem esperava um vinho clarinho, ou cor de tijolo pelos mais de 50 anos, se enganou. A cor é incrível para um vinho desta idade. 
Fachada da Adega Viuva Gomes



Nenhum comentário:

Postar um comentário