quinta-feira, 21 de abril de 2011

Valbuena Quinto Ano 1998, de Vega Sicilia

Nenhuma bodega espanhola é tão lendária quanto a Vega Sicilia, que produz grandes vinhos em Ribeira del Duero desde 1860. Mesmo que atualmente outros grandes vinhos sejam produzidos na Espanha (e sejam até mais caros), a bodega mantém o seu prestígio não apenas em seu país de origem, mas em todo o mundo. Vega Sicilia é sinônimo de elegância. Seus vinhos são exemplos de finesse. O Valbuena 5o Ano é o seu segundo vinho. Passa menos tempo em barrica que o irmão maior e está pronto para beber mais cedo. Além disso, embora seja majoritariamente Tempranillo (85%), possui 15% de Merlot e Malbec em seu corte. Isso mesmo, a Vega Sicilia tem vinhedos de Malbec. Obviamente, é menos complexo que seu irmão maior, mas aqui tratamos de dois cachorros grandes. Este Valbuena 1998 permaneceu 4 meses em tinas de 20.000 litros e daí foi transferido para barricas de carvalho (50% americano, 50% francês), onde permaneceu por 14 meses, voltando às grandes tinas de 20.000 litros por adicionais 6 meses. Como o próprio nome diz, foi comercializado apenas a partir de 2003.
Bem, mas vamos ao vinho. Este 1998 tem cor cereja púrpura, com notas alaranjadas. Ao nariz, notas de cereja e amoras, maduras, com leve tostado. Vinho de grande grande complexidade aromática. Em boca, repete o nariz e é elegância pura, como esperado. Taninos redondos, macios, super-sedosos e final duradouro. Como o tempo na taça vai ficando cada vez mais redondo e a cereja madura vai aparecendo mais ainda, combinando com notas de bala toffee. Que delícia! Uma maravilha de vinho e que honra o nome Vega Sicilia. Esta é a segunda garrafa que apreciei, da mesma safra. A outra bebi há dois anos atrás, e estava maravilhosa. Mas agora, está melhor ainda. Mas acredito que é seu ápice. A bebi em companhia de minha esposa, meus filhos e meus cunhados Bu e Miyoko , em meu bem comemorado aniversário. Os vinhos Vega Sicilia são comercializados no Brasil pela Mistral.

6 comentários:

  1. Já no seu ápice?
    Então vamos ter qua abrir a minha?
    Que Marravilha!
    Abs Traíra!!!
    JP

    ResponderExcluir
  2. Sim, no ápice! Ah, e tem um truque para abrir a garrafa. Melhor não arriscar. Como sou legal, posso te ajudar sem problemas... rsrs...
    Abração,
    Flavio

    ResponderExcluir
  3. Ok Flavio!!!
    Já esta convidado.
    Abs, JP

    ResponderExcluir
  4. Rêeeeee!!! Aceito o convite JP!!! Gracias!
    Abração,
    Flavio

    ResponderExcluir
  5. Olha eu aqui também.....
    Abraço. Caio

    ResponderExcluir
  6. Olha aí JP, o cara lê mesmo o blog!!!
    Isso ai Caião!
    abraços,
    Flavio

    ResponderExcluir