sábado, 12 de março de 2011

Chryseia 2006 - Grande vinho!

Nessa última quinta na confraria a brincadeira era levar Cabernet Sauvignon barato, até no máximo 50 reais... Neste sentido, dava prá pensar em Montes, Lapostolle, Carmen Reserva, Tarapacá Gran Reserva, Cousiño Macul Antiguas Reservas, o Australiano Diamond, o Sul-Africano Porcupine Ridge, Catena, Tahuantinsuyu, bons brasileiros, como o Vallontano Reserva e assim vai... Mas o Tom esqueceu e apelou: Chegou sorrateiramente com um Chryseia 2006, que nem é cabernet, nem tampouco custa 50 pilas... Mas ficamos felizes demais! O duriense Chryseia é feito por parceria entre o francês Bruno Prats, antigo proprietário do Chateau Cos d'Estournel e a familia Symington, dos deliciosos portos Graham's. A palavra Chryseia significa "de ouro" em grego antigo, ou seja, remete ao Douro. Seu primeiro exemplar foi lançado em 2000, e desde então, figura entre os melhores vinhos portugueses. O vinho é feio majoritariamente com as uvas Touriga Nacional e Touriga Franca, mas tem também pitadas de Tinta Roriz e Tinto Cão. É potencia pura, marcante, untuoso. A madeira é presente, mas não incomoda e lhe aporta muita complexidade. Notas florais, balsâmicas, alcaçuz, chocolate, azeitona preta e frutas vermelha maduras. Na boca é redondo, sedoso, cremoso e com grande presença. Os taninos são finos e devem arredondar nos próximos anos. Vinho na linha do Xisto, para mastigar. Eu fico imaginando como estará com alguns anos de adega. É vinho para longa guarda. Uma beleza Tom! Matou a pau!
O Paulão levou um negócio embrulhado que não dá nem prá definir. Fico com a definição do próprio: É o pior vinho da face da Terra! Mas foi uma brincadeira. Sua maleta portava nosso amigo de sempre Montes Alpha Cabernet Sauvignon 2005. Esse vinho, que custa mais que 50 pilas, é sempre muito bem-vindo. O 2005 já foi tomado em outras ocasiões na confraria e ainda é potencia pura, como são os Montes Alpha. Notas de grafite e apimentadas se misturavam à fruta. Na boca estava redondo e muito agradável, como sempre. Aposta sempre certeira.
O amigo JP levou um Septimo Dia Cabernet Sauvignon 2006, da vinicola argentina Séptima. O vinho é simples, mas eu gostei bastante. Não tem exageros e desce muito bem. Nota de cassis, café e leve baunilha. Na boca é levemente doce, equilibrado e com taninos macios. Bom vinho na faixa dos cinquentinha.
Bem, eu levei um vinho que não vale a pena mencionar. Até que no começo estava bom, mas depois de algum tempo simplesmente "sumiu", ficou com gosto de nada. Tô devendo!

9 comentários:

  1. Flavio,

    Tenho um Chryseia desse safra 2003, e toda vez que vejo alguém falando desse vinho, sugere mais tempo de guarda, por isso pretendo guardá-lo mais um pouco.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Eugênio,
    Acho que é vinho mesmo de longa guarda. Este 2006, apesar de estar maravilhoso, é um bebê... E deve ganhar muito com adega. E seu 2003 com uns 10 anos deve ficar um estouro, hein! Mas acho que você não vai aguentar até lá não...rs.
    Abraços,
    Flavio

    ResponderExcluir
  3. Provei esse vinho há pouco tempo e me surpreendi com a qualidade!
    Vinho muito aromático, complexo e equilibrado.Começou a ser produzido no Douro em 2001, mas é um vinho tão bom que já está sendo considerado um dos maiores e melhores vinhos de Portugal.

    ResponderExcluir
  4. Esse vinho começou a ser produzido no Douro em 2000.Mas a qualidade é tão grande, que o Chryseia já é considerado hoje um dos melhores vinhos de Portugal.

    ResponderExcluir
  5. O vinho é excelente, só não é excelente o preço: 300 a 370 reais a garrafa aqui no Brasil.
    Comprando diretamente no Douro a garrafa sai por uns 45 Euros e no free shop em Portugal, 70 euros.

    ResponderExcluir
  6. Pois é caro amigo, esse é o custo Brasil. Multiple por 7 (ou às vezes 10) o preço em Euros e terá o preço aqui.
    abraços e obrigado pela visita!
    Flavio

    ResponderExcluir
  7. Então, de uma parceria entre Bruno Prats e a familia Symington só dá para esperar coisa muito boa
    abs,
    Flavio

    ResponderExcluir
  8. Meus caros
    Aqui em Portugal, custa 35 euros
    Tem baixado de preço, Mas não de qualidade.
    Comprei 6 garrafas hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Fernando,
      Muito obrigado pela visita e comentário. Seja sempre bem-vindo!
      Que bom que o Chryseia está baixando de preço aí em Portugal. Aqui, só faz aumentar...rs. Terás garrafas de um belo vinho por um bom tempo, hein! Que maravilha!
      Abraços,
      Flavio

      Excluir