domingo, 30 de setembro de 2018

Replay: Erasmo 2007 - 5 anos depois, e com 11 anos!

Erasmo 2007: Enquanto assava uma picanha, procurei na adega um vinho para acompanhá-la. Puxei alguns, e no terceiro, vi este Erasmo 2007. Duas garrafas (felizmente). Aí, deixei uma para acompanhar a 2006 em uma verticalzinha no futuro. Que grata surpresa! O último que bebemos foi em 2013 (clique aqui) e, naquela época, o vinho tinha ganhado muitos elogios do Descorchados, e 95 pontos. Até dei uma duvidada dos 95 pontos na época. Inclusive, algumas discussões surgiram entre blogueiros sobre essa pontuação. Mas hoje, bebendo o vinho que estava guardadinho na adega, por bons anos, vi que ele merece mesmo muitos elogios. É um "bordeaux" com acento chileno. A fruta (cassis) ainda está lá, bonita, em meio a notas especiadas e um mentolado delicioso. Em boca é mais seco e mostra acidez vibrante, que lhe dá muito frescor. Os taninos, ainda firmes, dão força ao conjunto. Uma beleza, que mostra a longevidade deste vinho, que tem (ou teve?) bom preço, e briga fácil com exemplares que ganharam notoriedade e preços exorbitantes. Uma bela recordação. Ainda tem boa vida pela frente.





8 comentários:

  1. Tem ainda, cerca de 110 reais.

    ResponderExcluir
  2. Grande Flavio!
    Belo replay. Fazia tempo que não ouvia falar do Erasmo.
    Esse vinho já regou algumas taças por aqui e provocou emoções variadas.
    Se o achar de novo, compro. Claro, precinho camarada. Será que encontro?
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Alexandre!
      Rapaz, fazia um tempo que não bebia o danado. Já o comprei por ótimos valores, mas agora não encontro mais por aqui. Sabendo de bons preços para ele, colocarei aqui.
      Abraços!
      Flavio

      Excluir
  3. Flavio, tudo bem?
    Desculpa a intromissão, mas o Erasmo, mesmo 2007, ainda possui longa vida em adega? Ou chegou em seu ápice, de vida e de consumo?

    Att,
    Cleber Zorzi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Cleber,
      Tudo em paz, e você?
      Fique sempre à vontade para comentar! É um prazer! Eu acabei colocando que ele tem "boa vida pela frente", considerando que ainda está em ótima forma, mostrando força. Mas acho que ele não deve evoluir mais em relação ao que está. Assim, eu diria mesmo que ele está em seu ápice. Fica difícil saber quando começará a descer a ladeira. Mas pelo menos esse, ainda não estava na descendente. Eu até fiquei surpreso, pois bebi alguns de 2006 que já mostravam certo cansaço. Mas aí, vem a questão do acondicionamento, safra, garrafa... Eu ainda tenho uma "duplinha" 2006 e 2007, que abrirei logo para ver como se comportam. Aí colocarei aqui no blog.
      Abraços e obrigado pelo comentário!
      Flavio

      Excluir
    2. Tudo bem, também!
      Muito obrigado pela licença! sou leitor assíduo do seu blog há mais de um ano, porém só agora criei coragem de fazer uma pergunta. Fiz esse questionamento, porque li coisas muito boas em relação ao Erasmo, nesse mesmo sentido que você comentou, dele ter uma custo x benefício capaz de rivalizar com outros de preço mais alto. Falei da safra 2007, pois não encontrei outro além dessa safra pra vender. Vi uma garrafa no empório frei caneca, em sp, por R$ 127,00, se não estou enganado.
      Gostaria de saber se você conhece algum vinho nessa mesma estirpe que o Erasmo, que seja capaz de rivalizar com outros tido 'superiores', que possuam um preço acessível, visto o preço dos vinhos no Brasil.
      Peço desculpas também por ser um pouco leigo em relação à isso, haha.

      Muito obrigado, Flávio!

      Excluir
    3. Caro Cleber!
      Fico muito feliz que seja leitor assíduo do blog. De vez em quando eu dou umas desaceleradas nele, mas sempre que posso, volto à ativa. Será sempre um prazer dividir experiências com o amigo.
      Quanto ao Erasmo, é um vinho que me agrada por ter bom preço (já foi mais barato) e entregar boa qualidade. Nunca me decepcionei com ele. Além disso, é um vinho chileno sem exageros de extração, madeira e álcool. Isso me agrada bastante. A safra 2007 foi bastante elogiada no Chile, e o Erasmo dessa safra recebeu muitos elogios também. Às vezes, o pessoal exagera nos elogios e notas, mas ele é um vinho muito bem feito.
      Pensando em vinhos chilenos, recentemente bebi dois que me agradaram, da vinícola Andes Plateau, do enólogo Felipe Uribe. Tanto o Andes Plateau Cota 500, quanto seu irmão maior "Andes Plateau 700), são ótimos e rivalizam com vinhos mais caros. Os dois podem ser encontrados abaixo de 150 Reais em São Paulo. São vinhos também sem exageros, frescos e bem feitos. Na Argentina, sou fã de Montchenot e Carmelo Patti. Esse último, quase sempre é encontrado no www.vinhobr.com.br a bons preços. Também é muito bem feito e agradável, fugindo ao padrão mais pesado. Bebi esses dias o chileno Vik A, vendido pela Wine. Paguei um ótimo preço em promoção. Este, tem um perfil mais moderno, mas é muito bom! Briga fácil também com outros mais caros. Ainda da Wine, os espanhóis do Toro, Terra d'Uro, são muitos bons. E já que falei em espanhóis, se um dia achar o Conde de Los Andes Gran Reserva, coloque na cesta. É barato demais para um Gran Reserva Riojano e traz muita qualidade. Vai se espantar. Bem, daria para fazer uma boa lista. Esses foram só alguns exemplos.
      Espero que você continue lendo o blog e comentando. Isso me deixa feliz. A propósito, em questão de vinhos, somos sempre aprendizes, pois o universo é muito grande. Eu, no caso, sou um bom bebedor e me aventuro a escrever um pouquinho sobre eles. Mas é pura diversão...rs.
      Um grande abraço,
      Flavio

      Excluir