sábado, 26 de março de 2011

Chateau Rousseau de Sipian 2004

Meu aluno de doutorado Fernando, "The Climber", trouxe-me da Inglaterra, de presente, um Chateau Rousseau de Sipian 2004. Bebemos juntos e na companhia do amigo Luciano Puzer. Este vinho é um Cru Bourgeois de uma pequena propriedade do Médoc. No entanto, o castelo é lindíssimo (leia mais em http://www.vin-du-medoc.fr/index.php ). O vinhedos ficam em uma área de apenas 9 hectares. O Chateau se modernizou e as videiras foram replantadas em 1980, e praticamente a metade é Cabernet Sauvignon e a outra metade Merlot (e um pouquinho de Petit Verdot). Atualmente apenas dois tintos são produzidos, o Gran Vin Rousseau de Sipian e o segundo vinho Tourelles de Sipian.  Este Gran Vin que bebemos é um corte de 48% Cabernet Sauvignon, 48% Merlot e 2% Petit Verdot. Ele tem uma cor rubi escura e aromas iniciais de pimenta verde. Logo a fruta vai aparecendo, com notas de framboesa e amora, envolvidas pelo alcaçuz. A madeira lhe aporta um defumado bem gostoso. Em boca é de médio corpo e mostra taninos bem sedosos. Um vinho muito gostoso, bem acabado e elegante. Obrigado Fernandão!

9 comentários:

  1. Flavio,

    Esses vinhos "fora" do circuito das grandes etiquetas têm surpreendido bastante. Tomei esses dias um ch. Haut-Condissas 03, um Ch.Lesparre 98 e um St.Emilion grand cru que não me recordo o nome e serviram para me lembrar que é possível tomar bons vinhos sem pagar pelo rótulo. Prova disso foi aquele Ch. Reignac que postei o video, batendo os grandes de Bordeaux.

    ResponderExcluir
  2. Oi Eugênio,
    Estou ficando convencido disso também. Acho que temos que experimentar mais destes rótulos. Se não me engano, este Sipian foi indicado para o meu aluno pela dona de uma loja em Durham, dizendo que gostam muito dele na Inglaterra. O duro é que quando chegam aqui no Brasil o pessoal "enfia a faca", como fizeram com o Reignac. A propósito, o Reignac estava sendo vendido por menos de 1/3 do preço da Grand Cru, no Nova Fazendinha, Rio. Mas infelizmente, quando os contatei eles já não tinham mais.
    Grande abraço,
    Flavio

    ResponderExcluir
  3. Pô Flavio que pena, eu nem sabia que a Nova Fazendinha vendia esse vinho. Eles disseram se irão importar mais ?

    Um outro vinho Bordeux Superieur que sou fã é o Moulin d´Issan. Pode ser encontrado aqui em Brasília na Vintage Vinhos, que tem filiais em SP e Ribeirão Preto. A última safra que eles tinham era a 2007 (aqui em Bsb acabou)que ainda está um pouco dura, a 2004 está fantástica. Esse vinho pertence ao Ch.D´Issan e a Vintage vende por R$ 105,00, nos Eua custa 15-20 dólares.

    ResponderExcluir
  4. Oi Eugênio,
    Eles não disseram se importarão mais. Espero que sim. Eu estou curioso para experimentar o Reignac. Obrigado pela dica do Moulin d'Issan! Vou procurar em Ribeirão Preto.
    Grande abraço,
    Flavio

    ResponderExcluir
  5. Olá Flávio,
    O amigo Luciano Puzer levou para você uma garrafa "Angelica Zapata Cabernet Franc 2005", já o seu aluno de doutorado e meu grande amigo Fernando touxe da Inglaterra um Ch.Rousseau de Sipian 2004" pelo visto fizeram a compra certa !!
    Ah! E aquele que vc ganhou no natal de 2010? A compra foi certa? Gostaria de ver vc descrevê-lo... rsrsrs. Estou passeando pelo seu blog e encantada como vc descreve cada um deles.
    O mês de abril já começou preciso saber se a compra foi certa Prof.Flávio, afinal é um mês de datas importantes.
    Desculpe o comentário longo.
    Grande abraço,
    Marilene

    ResponderExcluir
  6. Oi Marilene!
    Que legal ler seu comentário! Eu ainda não bebi a preciosidade que você me ofertou, mas tenho certeza de que é uma maravilha. Mas eu vou então acelerar o processo e bebê-lo logo. Com certeza vou gostar e postar no blog como um "Vinhobão"!
    Abraços,
    Flavio

    ResponderExcluir
  7. Que legal! Agora estou de olho em um Ch Reginac 2005...Vc já tem? Parece bão heim!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Oi Marilene,
    O Chateau Reignac deve ser mesmo bom, mas o preço que estão cobrando no Brasil é completamente irreal. Pelo valor dá para comprar outros Bordeaux superiores a ele. Tem um amigo que deve me trazer uma garrafa dos EUA agora em abril, pois lá o preço é bem melhor.
    Abraços,
    Flavio

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, para comprar o Reignac no Brasil : www.castelstudio.com
    Abraço

    ResponderExcluir