A denominação Côte de Nuits-Villages compreende os vilarejos de Premeaux, Prissey, Comblanchien e Corgoloin, que se localizam ao sul de Nuits-Saint-Georges, e que ainda não possuem seu próprio status de denominação. Mas lá podem ser encontrados bons vinhos e que representam muito bem a borgonha. São vinhos geralmente mais maduros que em outras denominações e bastante perfumados. Além disso, têm bom preço e são uma boa introdução aos maravilhosos vinhos da Borgonha.
Eu pude apreciar alguns vinhos de David Duband nos últimos tempos. Alguns me agradaram bastante, como o Nuits-Saint-Georges 2005. Outros, nem tanto. Mas este Cote de Nuits-Villages David Duband 2004 estava uma delícia! Tudo estava muito bem integrado. Aromas perfumados e deliciosos de cereja mesclados a toques terrosos e leve tabaco. Em boca, era macio, com taninos sedosos e excelente acidez. Um vinho muito bom e que comprova que é muito dificil superar os franceses quando se trata desta casta. Aliás, quem quiser fazer um teste, adquira algum genérico de Chanson Père e Fils, Champy, Olivier Guyot ou Drouhin, e verá o quão caro estamos pagando por Pinots chilenos de qualidade inferior.
Também provei alguns vinhos desse produtor David Duband (comprados no último bota-fora da Vinci)e a maioria não me agradou pois achei muito pesadões para ser Pinot Noir da borgonha, mas gostei de outras garrafas dele também.
ResponderExcluirPor falar me Bota-fora a Vinci e Mistral não fizeram esse ano por ter dado muita confusão nos anteriores. Muita gente devolvendo vinho e alguns "espertinhos" indo às lojas depois para trocar por vinhos que não estavam no bota-fora, esse é o brasileiro que estraga as boas oportunidades.
Por falar em Mistral ela teve pouca ação nesse ano. Não fez o bota-fora, não fez o Tour Mistral que era para ter ocorrido em Agosto e ainda subiu os preços em dólar.
Caríssimo Eugênio,
ResponderExcluirConcordo com você quanto ao Duband. Acho que 50% dos vinhos que provei me agradaram, como este Villages e o Nuits-Saint-Georges (que estava muito bom). Tenho ainda um Vosne-Romanée, que espero estar bom.
Eu não sabia esta história da Vinci. Que pena! Como você disse, tem gente que estraga a festa.
Estranho mesmo a Mistral este ano. Passou em branco (a não ser pelo aumento em dólar - e agora, com o dólar subindo, piora...).
Grande abraço,
Flavio
ps. Estou para ir em Brasilia. Se for, farei contato.
Se vier não deixe de me contactar. Estou indo ao Vale dos Vinhedos quarta-feira agora (21/09) e retorno dia 25/09 domingo. Você tá programando vir quando?
ResponderExcluirQue legal! Aproveite sua viagem ao Vale dos Vinhedos! Se eu for à Brasilia será em meados de outubro, perto do dia 18. Mas aí te escrevo para combinar algo.
ResponderExcluirAbração,
Flavio