terça-feira, 27 de setembro de 2011

Uma tarde de domingo ibérica na casa do JP: Bacalhoa 2008, Pago de los Capellanes 2007 e Meandro 2008 - Tudo de bom!

Nesse último domingo o JP mandou ver em um assado em sua casa, regado a bons vinhos, como sempre. Eu cheguei um pouco atrasado, e perdi o primeiro, levado pelo Caio, o Meandro 2008. Bem, mas já o apreciei e comentei aqui no blog. É um ótimo custo-benefício e que sempre agrada. Beleza de vinho! Tente achar um chileno ou argentino do mesmo preço e que ofereça a mesma qualidade.
Quando cheguei estavam abrindo o Quinta da Bacalhôa 2008. Este é figurinha carimbada na confraria. Sucesso na certa! É daqueles que quando você passar em um Free Shop voltando de viagem, não pode deixar de pegar umas garrafas. Um belo vinho feito majoritariamente com Cabernet Sauvignon e uma pitadinha de Merlot. A madeira aparece bastante, envolta em toques mentolados. Com o tempo estes aromas foram se integrando melhor à fruta (ameixa e cassis), com o surgimento também de notas de café e tostado. Em boca tem pegada e final bem prazeiroso. Os taninos ainda pegam um pouco, assim como a madeira é bem presente. Isso deve melhorar com os anos. Eu ainda não havia apreciado o 2008 e estava curioso por fazê-lo. Outro aprovado! O Quinta da Bacalhôa é sempre um belo vinho.
Bem, em homenagem ao amigo JP, que gosta de um bom vinho espanhol, levei um Pago de los Capellanes Crianza 2007, de Ribera del Duero. O JP já havia nos brindado com um maravilhoso Capellanes Reserva 2006 tempos atrás. Este Crianza 2007 também estava uma delícia. O nariz era rico em cereja seca, ameixa, e bala toffee. Em boca, repetia o nariz e era sedoso de dar gosto. Possuia menos peso que o Reserva, mas tinha complexidade de gente grande. Um vinho para se beber devagar, tranquilo, como fizemos. E ficar com a lembrança e a certeza de que este produtor é realmente de primeira. Os Capellanes são importados pela Cava de Vinhos.
Mais uma tarde de domingo muito legal, com boa comida, ótimos vinhos e o que melhora tudo isso: A companhia de grandes Amigos! Gracias JP!

2 comentários:

  1. Caro Flavio,
    Se continuares levando vinhos deste calibre,considere-se convidado para o assado todos os domingos!
    Grande abraço,
    JP

    ResponderExcluir
  2. Carissimo JP!
    Obrigado! Estamos combinados então!!! rs.
    Vou abrir a adega!
    Grande abraço,
    Flavio

    ResponderExcluir