quarta-feira, 4 de abril de 2012

Barco Reale di Carmignano 2008 - Italiano vivo e de ótima qualidade!

A Tenuta di Capezzana fica em Carmignano, alí, do ladinho de Firenze. A propriedade é bastante antiga, e produz vários vinhos, entre brancos, tintos e segundo dizem, um ótimo Vin Santo. O vinho emblemático do produtor é o Villa di Capezzana, um corte de Sangiovese e Cabernet. Mas a vinícola produz também, em ótimas safras, o bem mais caro Capezzana 804, que é um 100% Syrah. O Barco Reale di Carmignano é uma versão mais jovem do Villa di Carmignano, e é feito com 70% Sangiovese, 20% Cabernet Sauvignon e 10% Canaiolo. Segundo o site da Mistral, o vinho é vinificado e maturado em inox, mas no site da vinícola é citado que após vinificação em inox ele matura por 10 meses em barricas Allier. Bem, independente disso, ele é um vinho bastante vivo, sem muita influência da madeira. O Barco Reale di Carmignano 2008 foi muito elogiado pela crítica. A Wine Advocate cita que ele possui uma fantástica relação qualidade preço, enquanto a Wine Spectator lhe outorgou 92 pontos, o enquadrando em "Smart buys". Apreciei o danado neste último sábado, em um almoço no Ciao Bello. O vinho tem uma cor rubi brilhante, límpida, bem bonita. Ao nariz, notas de cereja, framboesa, alcaçuz e um toquezinho de noz-moscada. Em boca, tem corpo leve para médio e ótima acidez, típica de um autêntico italiano. Um vinho do tipo que eu gosto muito, gastronômico por natureza e italiano de corpo e alma. Muito bom! E ficou melhor ainda no dia seguinte. Agora estou curioso para experimentar os outros vinhos da vinícola, pois este me convenceu bastante. Só uma coisa: Vinho Italiano tem alma e precisa ser compreendido. Nem sempre agrada gregos e troianos. Como eu costumo dizer, é para quem gosta de pernil de cabrito, risoto al funghi, bisteca fiorentina e rabada com polenta. 

2 comentários:

  1. Oi, Flávio!
    Lembro de ter recebido a dica desse Barco Reale num e-mail da WS. Estava disponível na Mistral. Demorei a comprar, esperando o final do ano, quando sempre vem (e veio), ao menos, um desconto na cotação do dólar. Me dei mal: acabou a safra 2008...
    Bem feito. É pra deixar de ser mão de vaca.
    Abç.

    ResponderExcluir
  2. Oi Vitor!
    Que pena! Logo que saiu eu fui atrás do danado, e lembro que eles só tinham meia garrafa no catálogo. Liguei lá e me disseram que tinham a de 750 ml em estoque. Se não me engano ele consta no catálogo mais recente da Mistral. Verifique com eles se ainda têm, pois vale a pena. O preço é justíssimo pela qualidade.
    Abraços,
    Flavio

    ResponderExcluir