terça-feira, 3 de abril de 2012

Dr. Loosen Treppchen Auslese 2006 - Um néctar!

Depois de um grande almoço ou jantar, nada com um belo vinho de sobremesa. Eu sou fã incondicional desses vinhos. De preferência, que seja algum austríaco de Kracher, um espanhol de Jorge Ordonez, um belo Tokaji, um Vin Santo ou tantos outros, como este belo alemão que apreciamos acompanhando meu "famoso" (e modesto) Crème Brulée, no último final de semana. A vinícola Dr. Loosen, que dispensa muita apresentação, pertence à mesma família há mais de 200 anos. Seus vinhos são referência no Mosel. Eles produzem uma grande variedade de vinhos com a tradicional Riesling, desde os mais acessíveis (como os Dr. L) até vinhos de gama mais alta. Este Dr. Loosen Treppchen Auslese  2006 da foto, é produzido com uvas plantadas no vinhedo Grand Cru Treppchen, no vilarejo de Erden, que tem como características gerar vinhos com grande mineralidade. Como se pode observar, o vinho tem uma cor amarelo ouro forte, bem bonita. Ao nariz, toda a riqueza de um bom Riesling, com notas de pêssego, cítricas e de mel. Em boca, uma beleza! Repete o nariz, é muscular e mostra grande mineralidade, deixando um final de boca longo, caracterizado pela presença do mel. Sua doçura é equilibrada perfeitamente com a ótima acidez. Tudo isso, com apenas 7,5% de álcool! Garrafinha poderosa! Ficou perfeito com o Crème Brulée e ainda sobrou um pouquinho para o queijo azul. Delicioso!

2 comentários:

  1. Olá Flávio,
    Também adoro os vinhos de sobremesa! Depois de ver seu post, me deu uma vontade danada de abrir uma das minhas garrafinhas deste vinho. Os Rieslings do Dr. Loosen (secos e doces) são maravilhosos...

    Abs,
    Luiz Cola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiz,
      Mata a vontade e abre o danado! Eu pensava que ia encontrar um vinho mais leve, mas quanto bebi dei de cara com um vinho fresco, mas com peso. Delicioso!
      Grande abraço,
      Flavio

      Excluir