Comentei recentemente aqui no blog sobre o Brioso 2002, de Susana Balbo. Agora é a vez do Brioso 2005, ofertado pelo amigo Carlão. Esse 2005 tem um corte bem diferente, tanto nas proporções quanto na inclusão de uma pitadinha de Merlot. Enquanto o 2002 tem Cabernet Sauvignon (47%), Malbec (38%), Petit Verdot (10%) e Cabernet Franc (5%) esse 2005 tem mais Cabernet Sauvignon (65%), menos Malbec (15%), Merlot (5%), Cabernet Franc (10%) e Petit Verdot (5 %). Para mim, um corte mais interessante, com predominância da Cabernet Sauvignon. Passou 14 meses em barricas francesas novas. Embora presente, o tostado é muito mais sutil que no 2002. Além disso, a fruta me pareceu menos madura. Ao nariz, notas de figo, anis, ameixa, chocolate ao leite e alcaçuz. Em boca, repete o nariz e mostra ótima intensidade. É muito redondo e sedoso. Um ótimo vinho que tem ainda bons anos pela frente. A vinícola menciona 10-15 anos de guarda. Sem dúvida é um vinho que tem estrutura para aguentar bom tempo de adega. Mas já pode ser apreciado agora sem problema. Outro belo vinho de Susana Balbo. A repetir!
Flavio,
ResponderExcluirVou comprar uma garrafa da safra atual e guardar.
abraços,
Alexandre/DF.
Oi Alexandre,
ExcluirPode comprar que vai gostar. Acho que a última que vi no mercado foi a 2007, não?
Abraços,
Flavio
Flávio, a Cantu andou liquidando o 2006 com 50% de desconto há alguns meses. Promoção relâmpago, só até o meio-dia. Perdi.
ResponderExcluirEle não chega em Puerto Iguazu, não adianta. Coloquei na lista pra patroa trazer de Buenos Aires na última vez, mas ela não achou. Parece que o vinho não me quer, rs.
É mais uma prova de que os blends argentinos estão cada vez melhores!
Abs.
Oi Vitor!
ExcluirEle com 50% é uma bocada. Pena que você não conseguiu. Mas uma hora ou outra você vai pegá-lo na curva! rs.
E realmente, é mais uma prova de que os blends argentinos estão cada vez melhores. E nessa faixa de preço dá prá encontrar alguns muito elegantes. Esses últimos da Susana Balbo que apreciei me agradaram bastante.
Abraços,
Flavio
acabei de adquirir um 2005, vou degusta-lo daqui um tempo!!!! tenho certeza que deve esta maravilhoso!!
ResponderExcluirTenho certeza que gostará! Deve estar muito bom com 10 anos!
ExcluirAbraços,
Flavio